Hospital do Exército desenvolve projeto em saúde mental

O Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGuPV) desenvolveu, nos dias 10, 11, 13, 18 e 20 de maio, o Projeto Cuidando de Quem Cuida. A ação teve como objetivo promover estratégias para a melhoria das condições de saúde mental dos profissionais do HGuPV, por meio de palestras, rodas de conversas, e atividades em grupos terapêuticos para promover a prevenção em saúde mental e qualidade de vida.

As atividades foram conduzidas pela psicóloga e psicoterapeuta corporal integrativa Frieda Maria da Silva Sousa, com o apoio da equipe de saúde mental do HGuPV formada pela Primeiro-Tenente psiquiatra Police, a Primeiro-Tenente psicóloga Izabel e pelo Segundo-Tenente assistente social Dantas.

Tensão emocional

O sofrimento psíquico inerente ao trabalho no ambiente hospitalar é comum tanto aos pacientes e familiares quanto aos profissionais que lidam diariamente com as pressões e tensões da assistência em saúde.

A covid-19 tem acentuado sobremaneira a tensão emocional desses profissionais, acrescentado novos ingredientes: a angústia contínua em relação às possíveis perdas de pacientes, a possibilidade de contaminação própria e de familiares, o luto pela perda de colegas e amigos de trabalho, a frustação e sensação de impotência quando perdem um paciente, além dos diversos aspectos individuais que variam de acordo com a história e experiência de cada sujeito.

Fonte: HGuPV

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter