FAB transporta equipamentos para o Amapá

Tenente Letícia Faria E Coronel Denys

Nesta sexta-feira (06) a Força Aérea Brasileira foi acionada para transportar equipamentos que serão utilizados emergencialmente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá. A previsão é que sejam transportados, nos próximos dias, aproximadamente 51 toneladas de material. A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, está sendo coordenada pelo Ministério de Minas e Energia.

Uma aeronave C-130 Hércules pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, iniciou o apoio transportando, hoje (06), de São Luís (MA) para Macapá (AP), equipamentos para substituir os componentes danificados na subestação de energia elétrica, na Zona Norte do estado, após um incêndio registrado na última terça-feira, dia 3 de novembro.

Para reduzir os impactos da falta de energia elétrica, o Gabinete de Crise do Governo Federal acionou, por intermédio do Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica para prestar o apoio necessário.

Segundo o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Rodrigo Vilar Falleiro, a pronta-resposta do 1º/1º GT está sendo fundamental para o cumprimento da missão. "Em uma situação como a que vive o Amapá, a velocidade e a prontidão dos meios da Força Aérea Brasileira são essenciais  para o socorro que a sociedade necessita", enfatizou.

KC-390 Millennium transporta 14 toneladas de equipamentos para o Amapá (AP)

Neste sábado (07), uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de 14 toneladas de equipamentos para Amapá (AP). A população do estado está sem o fornecimento de energia elétrica desde a última terça-feira, dia 3 de novembro, após incêndio em uma subestação.

O FAB 2854 decolou da Ala 2, em Anápolis (GO), às 13h10 (horário de Brasília), com destino a Ala 1, em Brasília (DF), onde pousou às 13h30, para carregamento e transporte de 1.200 unidades de baterias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que serão utilizadas nas urnas para as Eleições 2020, totalizando 2,68 toneladas. A decolagem da Ala 1 foi às 17h55 e o pouso na Ala 8, em Manaus (MN), às 21h, quando dois geradores, com total de 11,4 toneladas, foram carregados. A aeronave pousou em Macapá (AP) às 00h40 deste domingo (08).

O piloto do KC-390 Millennium, Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, comentou a atuação na missão. "É muito importante prestar este apoio e saber que a Força Aérea, nas asas do KC-390 Millennium, pode transportar parte da solução dos problemas que afetam o estado. Assim, comprova também a pronta-resposta para atendimentos das necessidades da Nação", disse o Oficial.

A Operação Amapá foi designada pelo Ministério da Defesa e é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia. Para reduzir os impactos da falta de energia elétrica, o Gabinete de Crise do Governo Federal acionou o Comando da Aeronáutica (COMAER) para prestar o apoio necessário. A previsão é que sejam transportadas, aproximadamente 51 toneladas de materiais e equipamentos.

FAB transporta 4,2 toneladas de equipamentos para o Amapá (AP)

A Força Aérea Brasileira (FAB) segue, neste sábado (07), com a aeronave C-130 Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, prestando apoio ao estado do Amapá (AP), em razão da falta de abastecimento de energia. Foram transportadas 4,2 toneladas de equipamentos que serão utilizados para auxiliar no restabelecimento da energia.

O FAB 2477 decolou da Ala 8, em Manaus (MA), às 13h18 (horário de Brasília) e, pousou em Macapá (AP), às 15h30, transportando um trator e uma carreta que farão o transporte de geradores, além de cabeamentos. Os equipamentos serão utilizados para substituir os componentes danificados na subestação de energia elétrica.

Segundo o piloto do C-130 Hércules, Capitão Aviador Arthur Souza Rodrigues da Costa, esta é a segunda missão de apoio à Operação Amapá. “A Força Aérea Brasileira, por intermédio do Esquadrão Gordo e de outras Organizações, está empenhada no restabelecimento das condições normais do Amapá”, finaliza o Oficial.

A Operação Amapá foi designada pelo Ministério da Defesa e é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia. Para reduzir os impactos da falta de energia elétrica, o Gabinete de Crise do Governo Federal acionou o Comando da Aeronáutica (COMAER) para prestar o apoio necessário. A previsão é que sejam transportadas, aproximadamente 51 toneladas de materiais e equipamentos.

 

 
Fotos: Ala 1, Ala 8 e Sargento Galardo/DTCEA-MQ, Tenente Bruna/Ala 8, Cabo A. Pardo/Ala 8 e Sargento Galardo/DTCEA-MQ, Fotos: Engenheiro Moisés e Técnico Fernando/Eletrobras Eletronorte 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter