Campanha de doação de sangue das Forças Armadas abastece estoques em todo país

Tenente Otavio

Militares do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado, em continuidade à campanha institucional do Exército Brasileiro, “Ajudar está no nosso sangue”, realizaram doação voluntária de sangue no Hemocentro de Alagoas, em Maceió (AL). Já o Tiro de Guerra de Presidente Venceslau abasteceu os estoques do Hemocentro da Santa Casa do munícipio paulista.

O objetivo das ações é amenizar os impactos causados pela crise do novo coronavírus nos hemocentros brasileiros. Neste período, os estoques vêm se mantendo baixos, colocando em risco o atendimento em casos de urgência e emergência.

Homenagem

Já se passaram oito meses desde a confirmação oficial do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Ao longo de todo esse período, a vida da população brasileira mudou drasticamente. Distanciamento social, quarentenas, rígidos protocolos de segurança e de higiene tornaram-se rotina na vida cotidiana. Apesar das adversidades, o novo normal também é capaz de despertar ações nobres, como a homenagem da 4ª Região Militar aos profissionais de saúde que seguem na linha de frente contra o novo coronavírus. A iniciativa proporcionou momentos de descontração e alegria para os integrantes do Hospital Unimed de Betim, em Minas Gerais.

Descontaminação

Nesta quinta-feira (29), o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, descontaminou o Centro de Distribuição Domiciliária da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no município de Parnamirim (RN). A atividade contou com militares das Forças Armadas, habilitados para a desinfecção de ambientes, material e pessoal.

Em ação semelhante, militares do Comando Conjunto Leste higienizaram o Hospital Federal da Lagoa, unidade da Zona Sul do Rio de Janeiro, proporcionando maior segurança e tranquilidade aos profissionais de saúde e pacientes que utilizam suas instalações. A Força Terrestre ainda foi empregada na desinfecção dos Órgãos de Direção Geral, Setorial e Organizações Militares que ocupam as instalações do Palácio Duque de Caxias, localizado no centro do município carioca.

Em Natal, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba descontaminou três unidades da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). As ações ocorreram no Prédio da Administração Central, no Complexo de Potilândia e na Regional Natal Norte.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Fotos: divulgação Forças Armadas

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter