COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

27 de Outubro, 2020 - 10:20 ( Brasília )

Comando Militar do Norte exercita sua Força de Apoio à Defesa Civil para situações de ruptura de barragem


Entre os dias 19 e 22 de outubro, foi realizado o exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Norte, denominado de Operação Salobo. A atividade teve como objetivo exercitar o trabalho do Exército em apoio à Defesa Civil no município de Marabá, em um contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais, e estreitar as ligações entre os diversos órgãos com encargos em caso de uma calamidade ou situação de emergência.

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com o apoio da Defesa Civil Estadual e Municipal, estabeleceu um quadro fictício de uma ruptura da Barragem de Rejeitos de Mirim, da mina Salobo, localizada na Floresta Nacional Tapirapé Aquiri (PA), para que as ações decorrentes de tal evento fossem treinadas.

Participaram da ação, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), a Vale, o 5° Grupamento Bombeiro Militar de Marabá, a Defesa Civil Estadual do Pará, a Defesa Civil Municipal de Marabá, a Guarda Municipal de Marabá, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Saúde.

A atividade contou com 380 militares do Exército e 49 agentes dos outros órgãos, trabalhando de forma integrada com a Defesa Civil, simulando atividades de busca e salvamento, transporte e alojamento de desabrigados, triagem e apoio de saúde, remoção de escombros, desobstrução de vias, distribuição de itens emergenciais, emprego de meios de segurança pública em situações emergências e organização da estrutura de comando e controle.

Fonte: 23ª Bda Inf Sl