Comando de Fronteira Jauru e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso salvam um patrimônio histórico e cultural

Entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro, 11 militares do Comando de Fronteira Jauru/66° Batalhão de Infantaria Motorizado, "Batalhão General José Miguel Lanza", e dois bombeiros militares do estado de Mato Grosso estiveram combatendo um incêndio florestal que ameaçava a fazenda Descalvados, patrimônio histórico e cultural localizado na margem direita do rio Paraguai, a 135 km da cidade de Cáceres (MT).

A ação dos militares teve várias frentes de atuação, como evacuação preventiva, proteção com aceiros e combate a focos de incêndio. Assim, as equipes impediram que o fogo chegasse à unidade de conservação federal Estação Ecológica de Taiamã e à fazenda Descalvados. A equipe ainda contou com o apoio de embarcações da Seção Fluvial do C Fron Jauru, que realizou os ressuprimentos de gêneros e de materiais de combate a incêndio.

O grupo de combate liderado pelo 3º Sargento Bernardo fez a diferença para a proteção do patrimônio histórico e ambiental, que teve sua origem no ano de 1874. A fazenda Descalvados, atualmente um destino bastante procurado devido ao ecoturismo, foi uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo no século XIX, sendo responsável pelo abastecimento de muitos países europeus durante a escassez do produto, ao longo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter