COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

19 de Agosto, 2020 - 12:00 ( Brasília )

59º BI Mtz participa de exercício da Defesa Civil em Maceió (AL)


Entre os dias 11 e 13 de agosto, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) participou da Operação Alagoas, exercício de apoio à Defesa Civil, sob a coordenação do Comando Militar do Nordeste (CMNE), com o objetivo de capacitar e manter os efetivos militares em permanente estado de prontidão, para o emprego em uma situação de calamidade pública.

A Operação Alagoas foi conduzida pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), iniciando as atividades com um Simpósio de Ajuda Humanitária, quando foram nivelados conhecimentos doutrinários em operações de coordenação e cooperação com o Sistema de Defesa Civil, além de prover a troca de experiências entre os órgãos de segurança pública e as agências envolvidas. O simpósio teve como palestrantes representantes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil Nacional e Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Brasileira de Inteligência.

Com a finalidade de demonstrar para a sociedade a capacidade de pronta resposta da Força Terrestre e dos órgãos envolvidos, foi realizada, no dia 12 de agosto, uma formatura de apronto operacional nas instalações do 59ª BI Mtz, quando foram apresentadas as tropas a serem empregadas, além dos materiais e viaturas especializadas, bem como 2 aeronaves de resgate e salvamento, que também foram utilizadas no exercício.

Dando sequência ao cronograma da Operação Alagoas, nos dias 12 e 13 de agosto, uma Força-Tarefa, formada por integrantes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da Polícia Militar, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, da Cruz Vermelha e de outras agências, participou dos simulados de salvamento, busca e resgate, a fim de estabelecer uma pronta resposta para as diversas situações de calamidade pública.

Ainda como parte das atividades da Operação Alagoas, também foi realizada uma ação cívico-social. Na oportunidade, foram desdobrados módulos do Hospital de Campanha, a fim de ofertar à população local atendimentos médico e odontológico gratuitos, além de exames rápidos e vacinação, sendo realizados 536 atendimentos. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Maceió.

As ações da Operação Alagoas foram acompanhadas pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, pelo Comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho, pelo Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, além de demais Comandantes e representantes de órgãos de segurança pública, da Defesa Civil Estadual e Municipal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Fonte: 59º BIMtz