COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

17 de Agosto, 2020 - 11:30 ( Brasília )

1º Grupamento de Engenharia finaliza Projeto Executivo de Vias do Projeto de Integração do rio São Francisco


O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) finalizou o Projeto Executivo para a Implantação de Vias Secundárias do Sistema Viário dos Eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Fruto de um plano de trabalho firmado entre o Exército Brasileiro e o Ministério do Desenvolvimento Regional, o projeto foi concluído no mês de julho de 2020.

A Seção de Projetos do 1º Gpt E realizou estudos topográficos e hidrológicos, elaborou os Projetos Geométrico, de Terraplenagem, de Drenagem e de Sinalização, além do Plano de Recuperação das Áreas Degradadas. Os estudos geotécnicos foram terceirizados, sendo fiscalizados pelo grupamento. O Projeto Executivo está, atualmente, em fase de análise e aprovação pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Tais vias secundárias vão ser construídas paralelamente aos canais de transposição do PISF, com o objetivo principal de possibilitar o apoio logístico para manutenção e operação dos mesmos. No total, serão 304,3 quilômetros de estradas com revestimento primário (184,2 quilômetros no Eixo Norte e 120,1 quilômetros no Eixo Leste). Essas vias não pavimentadas serão compostas de material selecionado, com alto padrão de qualidade e capacidade de suporte de carga, por onde será possível o trânsito de veículos em qualquer estação do ano, mesmo no período chuvoso.

Vale destacar que, na Força Terrestre, o 1º Grupamento de Engenharia é o único Grande Comando a possuir uma Seção de Projetos. As atividades dessa seção geram muitos benefícios, entre os quais a aquisição de equipamentos e softwares da área de construção, bem como o adestramento de engenheiros, topógrafos, orçamentistas, desenhistas cadistas e laboratoristas, o que contribui para o aprimoramento técnico desses profissionais militares e civis, além de ampliar a credibilidade da Engenharia do Exército junto aos seus tradicionais parceiros.

Fonte: 1º Gpt E


Outras coberturas especiais


Task Force Brazil

Task Force Brazil

Última atualização 14 MAI, 16:00

MAIS LIDAS

Mão Amiga