COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

13 de Agosto, 2020 - 10:10 ( Brasília )

No Nordeste, Exército entrega mais uma obra de engenharia antes do prazo e com economia de recursos


Depois de 13 anos de atuação em diversas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com as bacias do Nordeste Setentrional, o 1° Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), subordinado ao Comando Militar do Nordeste, construiu e pavimentou as rodovias de acesso a 2 estações de bombeamento do Eixo Leste. Essa operação de engenharia foi finalizada 4 meses antes do prazo e com uma economia de 17% dos recursos disponibilizados.

A cerimônia de entrega ocorreu no dia 5 de agosto de 2020, no município de Floresta (PE), com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão com o qual o Exército firmou o Plano de Trabalho. Além das vias de acesso, foram entregues os serviços complementares realizados na Barragem de Areias, também situada no Eixo Leste do PISF. Ambas as obras estavam sob a coordenação do 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa (PB), e sob a execução do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), localizado em Picos (PI).

As vias de acesso foram construídas nas imediações das estações de bombeamento 1 e 3 do Eixo Leste do PISF, entre as cidades de Floresta (PE) e Petrolândia (PE), abrangendo uma extensão de pouco mais de 24 quilômetros. Os serviços consistiram em terraplenagem, pavimentação em tratamento superficial duplo, drenagem superficial, obras de arte corrente, sinalização vertical e horizontal, além de defensa metálica. O grande benefício dessas vias é permitir e facilitar o acesso das equipes de manutenção ao complexo sistema de equipamentos eletromecânicos do Eixo Leste, responsáveis pela captação, bombeamento e escoamento da água do Rio São Francisco para o sertão nordestino.

Já os trabalhos executados na Barragem de Areias correspondem a serviços complementares em dispositivos de drenagem e de monitoramento da barragem, além da construção de estradas de acesso a esses dispositivos. A Barragem de Areias é o primeiro reservatório regulador de vazão do Eixo Leste do PISF e tem a finalidade de garantir o fluxo de água no canal em caso de parada do sistema de bombeamento, seja por falta de energia, seja por motivo de manutenção no sistema.

Fonte: 1º Gpt E


Outras coberturas especiais


Modernização FAB

Modernização FAB

Última atualização 19 SET, 13:00

MAIS LIDAS

Mão Amiga