Forças Armadas atuam em três estados para minimizar estragos causados pelas fortes chuvas

Capitão-Tenente Fabrício Costa


O Ministério da Defesa (MD), por intermédio das Forças Armadas, está atuando contra as enchentes em cidades do estado do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. As ações nesses três estados envolvem militares da Marinha e do Exército e começaram na quinta-feira passada (23), em parceria com outros órgãos do governo, devido aos estragos causados pelas fortes chuvas.

No estado do Rio de Janeiro (em Itaperuna, Laje do Muriaé, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus de Itabapoana, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Porciúncula), a Marinha forneceu apoio à saúde, empregou aeronave de busca e salvamento, além de transportar equipes de socorro e material. Foi realizada a retirada de pessoas ilhadas, a distribuição de alimentos e a desobstrução e limpeza de vias.

A Marinha dispõe de um helicóptero de grande porte, UH-15 COUGAR, e de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.

Nos municípios de Iconha, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves, no Espírito Santo, as ações foram: desobstrução de vias e remoção de escombros; recuperação e limpeza de instalações (escolas, hospitais, postos de saúde e creches); distribuição de água potável; salvamento de isolados em áreas de difícil acesso, além do transporte de material e pessoal empregados em socorro às vítimas.

Atuam no Espírito Santo militares do 38° Batalhão de Infantaria do Exército, da Capitania dos Portos e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo.
Nas cidades de Contagem e Raposos, em Minas Gerais, os militares das Forças Armadas retiraram populares das áreas de risco e distribuíram mantimentos e medicamentos à população. As ações do Exército no local começaram no último sábado (25).

O trabalho vem sendo realizado por militares do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, organização militar localizada em Belo Horizonte (MG).

Fotos: Marinha do Brasil e Exército Brasileiro

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter