COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

03 de Dezembro, 2019 - 10:20 ( Brasília )

8º BEC conclui pavimentação da BR-163, rota vital para o escoamento da produção agrícola


No dia 27 de novembro, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) concluiu o asfaltamento da BR-163. Os militares do Batalhão Rondon, com o uso de máquinas especializadas, executaram trabalhos de terraplanagem, drenagem, lançamento de sedimentos, reforço de solo, compactação, reconformação de plataforma, perfurações de rochas, serviço de britagem e trabalhos topográficos, até a tão esperada conclusão do asfaltamento.

É o fim da primeira fase da obra, que consiste na conclusão da primeira camada de 6,5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), conhecida também como "faixa B" ou "Binder".

A faixa possui 12 metros de largura, incluindo também os acostamentos. A segunda fase visa concluir a segunda camada de asfalto, chamada de "faixa C" ou capa de rolamento. Nesta etapa da obra, são construídos também os bueiros, meios-fios, valetas e executadas as sinalizações horizontais e verticais.



A BR-163 é a principal via de escoamento da produção de grãos, principalmente milho e soja, da região Centro-Oeste para o Arco Norte, onde estão localizados importantes terminais portuários.

Na época da colheita, o trafego diário passa das 3.000 carretas por dia. O 8° BEC é responsável pela execução da obra de pavimentação de 65 km da BR-163, localizada entre as cidades de Moraes Almeida e Novo Progresso, ambas no estado do Pará, denominada Operação Xingu.

Para realizar os trabalhos, o 8º BEC contou com o apoio de diversas organizações militares que o auxiliaram com equipamentos, viaturas e pessoal qualificado. Recebeu, ainda, o apoio de integrantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Graças ao empenho e abnegação de todos os envolvidos, hoje, os usuários da rodovia podem trafegar em uma via totalmente asfaltada.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 03 JUL, 12:25

MAIS LIDAS

Mão Amiga