CCOMSEx – Vídeo Premiado em evento Internacional

Brasília (DF) – O vídeo “Uma Vida de Desafios: o Trabalho do Exército Brasileiro nos Pelotões de Fronteira”, produção do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), foi selecionado como um dos melhores documentários militares no 9º Festival Internacional de Filmes Históricos e Militares em Varsóvia, Polônia.

A premiação aconteceu na noite de 22 de outubro, em Cerimônia de Gala realizada no Forte Sokolnickiego.

O vídeo é resultado de um trabalho desenvolvido por integrantes do CCOMSEx, no final de 2016, e retrata o trabalho de militares do Exército Brasileiro na fronteira, mais especificamente em São Joaquim, no Amazonas. Localizado a cerca de 300 quilômetros da sede da Brigada, que fica em São Gabriel da Cachoeira, o 3º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) está em região de difícil acesso, próximo a uma pequena comunidade indígena de predominância Kuripako. As dificuldades da vida na selva, distante dos centros urbanos, e a importante missão de guardar as fronteiras do País são contadas pelos próprios personagens durante o vídeo.

Para a confecção do produto, uma equipe de foto, vídeo e jornalismo foi deslocada de Brasília para São Joaquim, contando com o apoio de um voo logístico da Força Aérea. As gravações duraram dois dias e foram realizadas no PEF, na comunidade indígena vizinha e na região de fronteira, onde é realizada a fiscalização na divisa com a Colômbia.

O trabalho de captação de imagens rendeu mais de dez horas de vídeo que, além de fornecer conteúdo para a confecção de “Uma Vida de Desafios”, produziu de material para o banco de imagens do CCOMSEx.

Ao todo, três filmes do CCOMSEx enviados para o Festival foram aprovados e classificados:

 

– Brasil e Haiti, um Encontro pela Paz;

– Uma Vida de Desafios, o Trabalho do Exército Brasileiro nos Pelotões de Fronteira, e,

– Uma Vida de Desafios, o Exército no Sertão Brasileiro.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter