O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se mostrou cético nesta sexta-feira, durante uma visita a Praga, a respeito da sinceridade do Irã nas negociações com a comunidade internacional sobre seu polêmico programa nuclear.
"Parece que eles consideram estas negociações como uma oportunidade a mais para ganhar tempo e enganar, como a Coreia do Norte fez durante anos", declarou Netanyahu após um encontro com o presidente tcheco Vaclav Klaus.
"Poderiam tentar ir de reunião em reunião com promessas vazias. Poderiam aceitar algo a princípio, mas não aplicar. Poderiam até aceitar aplicar algo, mas nada que evite efetivamente a continuidade de seu programa nuclear militar", disse.
"O objetivo das negociações deve ser muito claro: suspender toda atividade de enriquecimento de urânio dentro do Irã, tirar do Irã todo o material nuclear enriquecido e desmantelar a instalação nuclear subterrânea perto de Qom", completou.
"Quando tudo isto acontecer, serei o primeiro a aplaudir, mas até agora, estou entre os céticos". Boa parte da comunidade internacional suspeita que o Irã deseja produzir armamento atômico sob a fachada de um programa nuclear civil, o que Teerã nega.