Search
Close this search box.

EUA avaliam se o uso russo de base iraniana violou resolução da ONU

Os Estados Unidos estão avaliando se a Rússia violou uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre relações militares com Teerã ao usar uma base aérea iraniana para realizar ataques na Síria, disse Departamento de Estado norte-americano nesta quarta-feira.

Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado, declarou que os advogados do governo dos EUA ainda não haviam decidido se consideravam o uso russo de uma base iraniana uma violação da resolução 231 do Conselho de Segurança, que foi aprovada como parte do acordo nuclear relacionado ao Irã.

A resolução lida com algumas interações militares entre o Irã e outros países, incluindo o suprimento, venda e transferência de tecnologias militares ou a provisão de treinamento ou assistência financeira ligada à aquisição de novas tecnologias.

"Da forma como eu vejo, não é apenas fornecer aos iranianos certas armas ou certo armamento ofensivo. É mais complexo do que isso”, afirmou Toner à imprensa. “Nossos advogados estão examinando. Não fizemos ainda uma avaliação”, acrescentou.

Moscou usou o Irã pela primeira vez como base para realizar ataques aéreos na Síria na terça-feira, aprofundando o seu envolvimento no conflito civil de cinco anos na Síria e irritando os EUA. Autoridades russas nesta quarta-feira rejeitaram as críticas norte-americanas sobre o uso da base.

Artigo relacionado:

Rússia bombardeia militantes sírios a partir de base iraniana pela primeira vez [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter