A BAE Systems assinou um contrato no valor de US$ 195 milhões para a produção de veículos anfíbios de combate adicionais (Amphibious Combat Vehicles – ACVs) destinados ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.
Com o novo contrato, o número total de veículos da variante ACV-30 encomendados no âmbito do programa chega a 150 unidades. A versão ACV-30 é equipada com um canhão de 30 mm, ampliando o poder de fogo e a capacidade de engajamento de alvos inimigos a maiores distâncias.
Desenvolvido como uma plataforma de nova geração, o ACV foi projetado para aumentar a mobilidade, a sobrevivência e a adaptabilidade em operações anfíbias, atendendo aos requisitos operacionais do Corpo de Fuzileiros Navais. De acordo com a empresa, a nova encomenda permitirá a continuidade do fornecimento de soluções de defesa avançadas em apoio ao sucesso das missões.
“Este contrato reflete a solidez da parceria e o compromisso conjunto com o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos para equipar as forças com as capacidades necessárias para o cumprimento de suas missões”, afirmou Rebecca McGrane, vice-presidente de Veículos Anfíbios da BAE Systems. “Os veículos adicionais mantêm o programa alinhado às necessidades operacionais, garantindo que os Fuzileiros estejam preparados para qualquer cenário.”
Atualmente, a BAE Systems mantém contratos para as variantes ACV-Pessoal (ACV-P) e ACV-Comando (ACV-C). A versão ACV-P pode transportar até 13 Fuzileiros Navais totalmente equipados, além de três tripulantes, enquanto o ACV-C dispõe de múltiplas estações de trabalho voltadas à gestão da consciência situacional no campo de batalha.
A empresa também já produziu e entregou três veículos da variante ACV-Recuperadora (viatura socorro) na configuração de Teste Representativo de Produção, incluindo o projeto e a integração de guindaste pelo governo dos Estados Unidos no Anniston Army Depot. O ACV-R fornecerá capacidades de manutenção, recuperação e reparo em nível de campo às companhias de veículos anfíbios de assalto, em apoio às divisões do Corpo de Fuzileiros Navais.
A produção do programa ACV-30 ocorrerá nas unidades da BAE Systems em Johnstown e York, na Pensilvânia, e em Charleston, na Carolina do Sul, onde será realizada a integração da torre da KONGSBERG sob responsabilidade do governo dos Estados Unidos.



















