Sindicato debate com trabalhadores retomada das atividades da Avibras

Negociações sobre pagamento das dívidas trabalhistas devem terminar em fevereiro
Trabalhadores da Avibras, durante a assembleia – Foto: Roosevelt Cássio

Os trabalhadores da Avibras autorizaram o Sindicato a negociar os valores das dívidas trabalhistas acumuladas pela empresa desde 2022. A decisão foi tomada em assembleia, na noite desta quinta-feira (22), na sede da entidade.

Na última reunião com o Sindicato, ocorrida na quarta-feira (21), a empresa informou que está previsto o retorno das atividades da fábrica com 450 trabalhadores, sendo 210 em março e 240 a partir de junho. (Nota DefesaNet – importante ler a ata da reunião do dia 21JAN2026)

O processo de negociação entre a Avibras e o Sindicato deve ser concluído até o final de fevereiro. A dívida trabalhista inclui 34 meses de salários em atraso, multas, verbas rescisórias e outros direitos.

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Weller Gonçalves

Governo federal

Desde o início da crise, o Sindicato vem cobrando do governo federal medidas para socorrer a fábrica e os trabalhadores. Segundo a direção da empresa, ainda há pendências para a liberação de recursos para compras a serem feitas pelo Exército. Isso é parte do plano de retomada da fábrica.

Também estão pendentes a formalização de um acordo pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para a redução de débitos tributários e a decisão do Tribunal de Justiça sobre o plano de recuperação judicial.

“Se for confirmada, a retomada da Avibras será uma grande vitória para os trabalhadores, para a região e para o país. Em março, completaremos quatro anos de uma luta que já entrou para a história do movimento operário”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter