Guaíra (PR) – A 15ª Companhia de Infantaria Motorizada realizou, no dia 14 de janeiro, com o apoio da Marinha do Brasil, o teste operacional da Lancha Blindada de Operações Ribeirinhas (LOpRib), da Classe São Félix do Araguaia, integrante do Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas.
A atividade permitiu avaliar o desempenho da embarcação em condições reais de emprego no Rio Paraná, área estratégica da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Fruto de parceria entre o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, a São Félix do Araguaia é uma embarcação moderna, dotada de proteção balística e elevada mobilidade em águas interiores. Projetada para o transporte de um grupo de combate de infantaria armado e equipado, amplia a capacidade de patrulhamento fluvial e de combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais.
Durante o teste operacional, a lancha apresentou elevado desempenho, destacando-se pela mobilidade, estabilidade e eficiência, atendendo plenamente aos requisitos para o emprego em operações ribeirinhas na faixa de fronteira. O resultado confirma o novo meio como um reforço relevante para a 15ª Cia Inf Mtz, fortalecendo a presença do Estado em vias fluviais estratégicas.
A embarcação atuará de forma integrada às lanchas Guardian 25, já em operação na Companhia, ampliando a capacidade de monitoramento e vigilância da região. O novo meio também potencializa as operações conjuntas e interagências desenvolvidas no contexto das operações Hórus e Ágata, com atuação integrada do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, além da cooperação com órgãos de segurança pública.
A iniciativa reafirma o compromisso do Exército Brasileiro com a vigilância, segurança e defesa das fronteiras do País.





Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas
O Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas é uma iniciativa conjunta do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil voltada ao desenvolvimento e à fabricação de embarcações compatíveis com as necessidades operacionais de ambas as Forças.
As embarcações são produzidas pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, em consonância com os requisitos técnicos estabelecidos pela Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro. Além de dotar o Exército de modernos recursos de navegação, o Projeto contribui de forma significativa para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa nacional.




















