Aeronave Boeing ecoDemonstrator Explorer, um United 737-8, realiza testes de comunicações digitais avançadas para elevar a eficiência operacional.
Iniciativa envolve também agências governamentais, fornecedores, provedores de comunicação e instituições acadêmicas
Seattle — A Boeing e a United Airlines concluíram uma série de voos de teste destinados a avaliar um sistema modernizado de comunicação de dados, projetado para aprimorar o fluxo de informações entre a cabine de comando, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os centros operacionais das companhias aéreas.
Utilizando um Boeing 737-8 da United como o ecoDemonstrator Explorer 2025, pilotos da companhia realizaram voos específicos para validar os padrões do Internet Protocol Suite (IPS). A adoção de comunicações baseadas em internet visa ampliar a eficiência operacional e a segurança de voo, reduzindo a congestão do tráfego aéreo, o consumo de combustível, os custos e as emissões.
A campanha de ensaios começou no fim de outubro e se estendeu por cerca de duas semanas, com voos nos Estados Unidos — baseados em Houston — e na Europa, a partir de Edimburgo, Escócia.
“A Boeing se orgulha de liderar o avanço das comunicações digitais que elevam significativamente a segurança e a eficiência operacional na aviação comercial”, afirmou Todd Citron, Chief Technology Officer da empresa. “Nossa colaboração com a United Airlines e demais parceiros representa um passo decisivo para aprimorar a confiabilidade e a velocidade da comunicação entre a cabine e o controle do tráfego, possibilitando operações mais seguras e eficientes para o público que voa.”
“O projeto ecoDemonstrator é um exemplo notável de colaboração para apoiar os contínuos avanços no sistema de controle de tráfego aéreo e elevar a segurança para nossos clientes e para a comunidade global de aviação”, declarou Andy McKee, Chief Test Pilot do 737 na United. “Após meses de planejamento minucioso, a United tem orgulho de executar esta campanha de ensaios com a Boeing e os demais participantes, combinando a experiência de todas as equipes para ajudar a moldar o futuro do voo.”
Desde 2012, o programa Boeing ecoDemonstrator acelera a inovação ao levar novas tecnologias do laboratório para testes em ambiente operacional, buscando resolver desafios reais enfrentados por companhias aéreas e passageiros. O programa já avaliou mais de 250 tecnologias voltadas à segurança, redução de combustível, emissões e ruído, além de melhorias na eficiência e na experiência do passageiro.
A mais recente colaboração do ecoDemonstrator também integrou agências governamentais dos Estados Unidos e da Europa, fornecedores da Boeing, provedores de serviços de comunicação aeronáutica e instituições acadêmicas. Os testes marcam a etapa final de uma década de desenvolvimento dedicado por Boeing e parceiros, preparando a tecnologia para futura entrada em serviço.

Participantes adicionais do projeto ecoDemonstrator Explorer incluem:
- Collins Aerospace, Honeywell, SITA, Thales e Viasat
- Agência Espacial Europeia (ESA), Federal Aviation Administration (FAA), NASA Air Traffic Management – eXploration Project
- Embry-Riddle Aeronautical University
“Comunicações de dados são essenciais para a segurança e o desempenho das aeronaves do futuro”, afirmou Nate Boelkins, presidente de Avionics da Collins Aerospace. “Nosso trabalho com o ecoDemonstrator Explorer avança a conectividade baseada em desempenho e a interoperabilidade, contribuindo para operações mais seguras, confiáveis e ágeis no espaço aéreo global.”
“À medida que o setor de aviação entra em uma nova era de comunicações digitais, a Thales tem orgulho de desempenhar um papel central na formação desse futuro”, disse Nicolas Bonleux, vice-presidente de Comunicações Aeroespaciais da empresa. “Nosso sistema AVIATOR 200S, o menor e mais leve Satcom IP para cockpit, proporciona a operadores como a United maior eficiência operacional, conectividade em tempo real e modernização da cabine para decisões mais rápidas e seguras.”
“Com a evolução da aviação, cresce também a necessidade por sistemas de comunicação capazes de suportar requisitos emergentes, como operações baseadas em trajetórias, que demandam tecnologias além dos padrões atuais”, afirmou Yann Cabaret, CEO da SITA for Aircraft. “Ao integrar o programa de testes IPS do ecoDemonstrator, estamos avaliando soluções inovadoras em ambientes reais e multilink, aproximando-nos de um cenário mais seguro, eficiente e conectado.”
“Esta parceria representa um marco crucial rumo a uma solução global unificada para o gerenciamento do tráfego aéreo”, reforçou Laurent Jaffart, diretor da ESA para Conectividade e Comunicações Seguras. “Com esses testes de integração digital, avançamos não apenas na eficiência operacional, mas também em direção a um espaço aéreo mais seguro e eficiente, com benefícios econômicos e redução de emissões.”
“A Viasat tem grande satisfação em colaborar com a Boeing neste programa, demonstrando como o satcom datalink apoia as atuais e futuras operações baseadas em trajetórias”, destacou Joel Klooster, vice-presidente sênior da Viasat para Operações e Segurança de Linhas Aéreas. “Partindo do programa Iris Global da ESA, agora operacional na Europa, esta iniciativa comprova a capacidade do serviço SB-S para apoiar a transição ao ATN/IPS, a próxima geração de datalink baseado em IP, essencial para acomodar maiores volumes de tráfego aéreo de forma sustentável e eficiente.”
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