Ministro da Defesa acompanha lançamento de submarinos e reforça soberania marítima

Brasília (DF), 26/11/2025 – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou nesta quarta-feira (26), no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), da cerimônia que marcou a mostra de armamento do Submarino Tonelero (S42) e o lançamento ao mar do Submarino Almirante Karam (S43).

A Secretária-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo, e outras autoridades civis e militares também estiveram presentes.

No discurso de abertura, o Ministro destacou a importância de retornar ao estaleiro de Itaguaí para acompanhar entregas estratégicas das Forças Armadas. “As entregas de hoje são ações concretas, que mostram a nossa inquestionável determinação em dotar o Brasil da mais adequada capacidade de defesa de nossas águas e de nossa soberania. A Amazônia Azul é uma das mais desafiadoras regiões para nossa defesa. Estamos atentos e atuantes na sua integridade e na soberania brasileira“, ressaltou.

O Ministro também destacou o impacto da Base Industrial de Defesa (BID), que gera milhares de empregos e alcançou em 2025 o maior volume histórico de exportações do setor. “Podemos observar que nossa indústria de defesa obteve neste ano um novo recorde, ultrapassando US$ 3 bilhões de dólares em exportações autorizadas de produtos de defesa, marco que materializa o esforço conjunto da Defesa e da indústria nacional, com ampla participação da Marinha, do Exército e da Força Aérea“, disse.

Por fim, reafirmou o compromisso do Ministério da Defesa com o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear Álvaro Alberto, considerado um marco para o futuro do poder naval brasileiro.

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, ressaltou a importância das entregas, o avanço científico e o fortalecimento da soberania marítima. “O recente reconhecimento, pela Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas, da expansão da Plataforma Continental brasileira, projetou a Amazônia Azul ao redefinir contornos geoestratégicos, alargando o domínio nacional sobre áreas de elevado potencial científico e econômico”, destacou.

Segundo o Almirante Olsen, “esse marco amplia a responsabilidade do País na proteção e no uso sustentável desses recursos e reforça o papel da Marinha na produção de conhecimento estratégico”.

Tradição naval

Cumprindo a tradição naval de batismo, a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia, convidada para ser madrinha da embarcação, batizou o Submarino Almirante Karam (S43). O ato simboliza boa sorte ao navio e seus tripulantes que serão lançados ao mar.

Entregas Prosub 2025

O Submarino Tonelero (S42) mede cerca de 70 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. O Tonelero passou por uma série de testes de mar para avaliar o desempenho da plataforma e do sistema de combate.

Após essa sequência de testes, ele foi incorporado à Armada e à Força de Submarinos, reforçando a capacidade da Marinha do Brasil de se contrapor a ameaças que se configurem em áreas marítimas de interesse estratégico.

Já o Submarino Almirante Karam mede 72 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 2 mil toneladas. Ele passará por testes de propulsão, sistemas de combate, sensores e lançamento de armamentos até ser incorporado à Armada e à Força de Submarinos da Marinha. 

Os dois submarinos fazem parte da Classe Riachuelo e representam mais um avanço no Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha, o Prosub.

Por Daniel LimaFotos: Sgt Walney e Sgt Coronha

Leia também:

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter