A MBDA assinou seu primeiro contrato de exportação com um país do Oriente Médio para fornecer sua solução contra UAVs, SKY WARDEN
Lorenzo Mariani, executivo do Grupo MBDA de Vendas e Desenvolvimento de Negócios, afirmou: “Assinar este contrato de exportação marca um passo crucial em nosso compromisso de garantir a segurança e a soberania de nossos parceiros ao redor do mundo.
O SKY WARDEN oferece uma resposta inovadora e abrangente aos desafios apresentados por ameaças aéreas assimétricas. Este sistema único de combate a drones combina tecnologia de ponta, flexibilidade sem precedentes e capacidade em constante evolução. Com o SKY WARDEN, oferecemos aos nossos clientes uma proteção robusta e adaptável contra todas as ameaças de UAV, hoje e no futuro.”
O SKY WARDEN — pelo qual a MBDA foi premiada pela Agência Europeia de Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), recebendo o Frontex C-UAS Prize 2025 e sendo declarado o “melhor sistema para proteger as fronteiras da UE” — é um sistema multi-camadas abrangente que protege uma área contra drones desde micro até táticos, a até oito quilômetros de distância.
Esta solução é uma evolução e aprimoramento de um sistema de comando e controle (C2) multi-sensor e multi-efetor desenvolvido pela MBDA, que permite a detecção, identificação e classificação de ameaças com precisão graças ao uso de inteligência artificial (IA).
O SKY WARDEN oferece uma ampla gama de efetores complementares projetados para neutralizar e destruir drones inimigos, como a arma a laser CILAS HELMA-P, bloqueadores omni e direcionais, interceptadores de drones MBDA HTK (Hit-to-Kill) e o míssil MISTRAL 3, com taxa de sucesso superior a 96%.
Sensores e efetores são escolhidos de acordo com seu desempenho intrínseco e requisitos da missão. O SKY WARDEN é, portanto, um sistema escalável, perfeitamente adaptado às ameaças aéreas assimétricas de hoje e do futuro.
O SKY WARDEN pode evoluir ao longo do tempo conforme as necessidades dos usuários e a evolução das ameaças, graças a uma arquitetura totalmente modular e à fácil integração de novos efetores. O sistema é altamente flexível, podendo ser instalado de forma fixa para proteger locais ou em veículos para proteção móvel.
Também pode ser integrado a outras capacidades de defesa aérea de médio alcance, como VL MICA ou CAMM-ER, ou conectado a sistemas de nível superior.
O desenvolvimento do SKY WARDEN está em constante evolução, como evidenciado pela recente aquisição pela MBDA do laser HELMA-P da CILAS, para completar a gama de efetores disponíveis dentro da solução.





















