FAB realiza Avaliação Operacional da aeronave H-125

A aeronave H-125 realizará a formação dos novos de pilotos de helicópteros da FAB

Fonte: IPEV, por Cel Av Mota E Agência Força Aérea, por Ten Scarlet

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou, entre 27 de outubro e 14 de novembro de 2025, na Base Aérea de Natal (BANT), a Avaliação Operacional Contratual (AVOP) da aeronave H-125. A atividade foi coordenada pela Gerência Técnica do Projeto TH-X do DCTA, com planejamento e execução conduzidos pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

A operação contou com a participação de representantes da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), da Helibras, de tripulações do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º) – Esquadrão Gavião – e das equipagens de ensaios em voo do IPEV, que contribuíram diretamente para o sucesso da missão.

O Gerente Técnico do Projeto TH-X, Coronel Aviador Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas, explicou que a AVOP teve como objetivo verificar, em solo e em voo, o cumprimento dos requisitos contratuais e avaliar a adequabilidade do H-125 para a formação de novos pilotos de helicóptero da FAB.

A parceria com o IPEV ao longo dos anos tem sido fundamental, pois os pareceres técnicos do Instituto orientam a exploração adequada das capacidades da aeronave. “Essa condição representa um ganho expressivo para a Aviação de Asas Rotativas, que passa a contar com uma máquina moderna, capaz de elevar a qualidade da instrução aérea e aproximar o que é ensinado daquilo que é realizado pelas Unidades Aéreas da FAB”, destacou o Comandante do Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Aviador Eduardo Alexandre Costa.

O Diretor do IPEV, Coronel Aviador Rodolfo dos Santos Sampaio, reforçou a relevância dos ensaios conduzidos pelo Instituto. “A atuação do IPEV foi essencial para garantir que as aeronaves atendam aos padrões reais de desempenho, segurança e eficácia operacional exigidos pela FAB”, disse.

A implementação do H-125 no Esquadrão Gavião tem como propósito adequar a instrução básica de helicópteros às tecnologias empregadas nos esquadrões operacionais, como o monitoramento digital de parâmetros de voo, maior capacidade de carga, maior margem de potência, uso de óculos de visão noturna (NVG) e sistemas de piloto automático (PA), entre outros.

A aeronave

O H-125 é equipado com o motor Turbomeca Arriel 2D, controlado por FADEC de duplo canal, que garante o gerenciamento eletrônico de combustível. O helicóptero possui peso máximo de decolagem de 2.250 kgf com carga interna e 2.800 kgf com carga externa.

A cabine apresenta duplo comando e painel aviônico Garmin G500 TXi, que integra informações de voo, navegação e tráfego aéreo, sendo compatível com o uso de NVG. A aeronave conta ainda com piloto automático de três eixos GFC 600H, capaz de manter altitude, velocidade e atitude.

Fotos: DCTA

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter