A atividade apoiou as missões dos caças F-5M, responsáveis pela defesa aérea da região do evento
Agência Força Aérea – COMAE, por Tenente Michelle Daniel E Tenente Myrea Calazans
A Força Aérea Brasileira (FAB) intensificou as ações de Reabastecimento em Voo (REVO) com o emprego da aeronave KC-390 Millennium durante a reunião da Cúpula dos Líderes, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorreu nos dias 06 e 07/11, em Belém (PA). A atividade apoiou as missões dos caças F-5M Tiger II, responsáveis pela defesa aérea da região do evento.
Desenvolvido pela Embraer, o KC-390 Millennium é o vetor estratégico da FAB e se destaca por sua capacidade multimissão. O avião pode transportar grandes volumes de carga, realizar evacuações aeromédicas e atuar como aeronave reabastecedora.
Nas missões de reabastecimento, como as realizadas no contexto da COP30, o KC-390 Millennium permitiu que os caças F-5M permanecessem em voo por mais tempo, sem a necessidade de pousar para abastecimento, ampliando o alcance e a eficiência das ações de vigilância e interceptação aérea.
O KC-390 Millennium empregado na COP30 integra o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus -, sediado em Anápolis (GO). “A aeronave possui características de rápida reconfiguração, o que reforça sua capacidade multimissão, podendo realizar simultaneamente missões de Transporte Aéreo Logístico e de Reabastecimento em Voo”, destacou o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Daniel Elias Souza.
Ainda de acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, a utilização do KC-390 Millennium trouxe resultados significativos sob diversos aspectos. “O primeiro deles foi a consolidação de sua operação como aeronave reabastecedora de alta performance. Sua velocidade e altitude de voo permitem deslocar as aeronaves recebedoras em menor tempo, além de atingir rapidamente a área de reabastecimento”, explicou.


REVO
O Reabastecimento em Voo é o processo de transferência de combustível de uma aeronave para outra durante o voo, permitindo que a aeronave recebedora permaneça em missão por mais tempo, com maior autonomia e alcance. O KC-390 Millennium é capaz de transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma vazão mínima de aproximadamente 800 litros por minuto.
Fotos: COMAE





















