Tropa com cerca de 150 militares em Lajes (RN) participou de treinamento e de Ação Cívico-Social para famílias atingidas pela seca
A Marinha do Brasil (MB) estabeleceu uma Base Expedicionária com cerca de 150 militares, no município de Lajes (RN). A tropa permaneceu na cidade entre os dias 17 e 29 de outubro, a fim de conduzir o 4º Estágio de Operações na Caatinga, apoiar as instruções do Curso Especial de Comandos Anfíbios, além distribuir água às famílias atingidas pela seca, contribuindo com ações de apoio ao Estado.
Adicionalmente, a instalação da Base Expedicionária levou saúde e cultura para a comunidade local, com atendimentos médico e odontológico, apresentação da Banda de Música do Comando do 3º Distrito Naval e entretenimento para as crianças.

Operações na Caatinga
A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, localizado na região Nordeste do País e caracterizado por uma biodiversidade adaptada a altas temperaturas e à falta de água, resultando em condições desafiadoras para quem vive ali, como dificuldades de locomoção, vegetação espinhosa, paisagem seca e escassez de alimento.
As Operações na Caatinga, conduzidas pelo 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (3ºBtlOpLitFN), têm como objetivo capacitar militares a operar no bioma semiárido nordestino, sendo importante instrumento de preparo da MB, ao ampliar a capacidade expedicionária dos Fuzileiros Navais em diferentes ambientes operacionais.
“A Caatinga é um bioma com grande presença na área do Comando do 3º Distrito Naval, que abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Por isso, é necessário estar pronto para operar nesse ambiente”, declarou o Comandante do 3ºBtlOpLitFN, Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Jonatha Sant´Ana da Silva.
Neste ano, pela primeira vez, o Estágio de Operações na Caatinga contou com a presença de militar do sexo feminino. A Soldado (Fuzileiro Naval) Maria Heloisa da Cruz Lima, natural de Natal (RN) tem 20 anos de idade e incorporou ao turno após rigorosos testes físicos, para enfrentar as intempéries e as simulações de combate na Caatinga.

Ações de apoio ao Estado e Ação Cívico-Social
Em parceria com a Prefeitura de Lajes, a Marinha manteve um caminhão-pipa desde o dia 17 de outubro a fim de contribuir com a distribuição de água a mais de 30 famílias locais atingidas pela seca.
Os militares também visitaram escolas para uma breve apresentação sobre a Força Naval, como forma de divulgação das diferentes possibilidades de ingresso na MB.
No contexto das Ações Cívico-Sociais, a Banda de Música do Comando do 3º Distrito Naval fez uma apresentação no dia 24 de outubro, na Praça Central do município, onde reuniu um público de diferentes faixas etárias, com um repertório de músicas populares brasileiras.
“Adorei a apresentação, estava tudo lindo. Músicas variadas, antigas e com letra. A presença da Marinha é uma novidade para a cidade”, afirmou a costureira Maria Rosângela Martins.
Além disso, uma equipe médica e odontológica do Hospital Naval de Natal realizou, no dia 25 de outubro, atendimentos e promoção da higiene bucal para a população. Na ocasião, as Voluntárias Cisne Branco ofereceram esculturas de balão para as crianças, pinturas artísticas, “tererês” coloridos e serviços estéticos, como esmaltação de unhas, cortes de cabelo e design de sobrancelhas.


Fonte: Agência Marinha de Notícias




















