Participação da Força Aérea Brasileira reforça compromisso com a excelência e a cooperação internacional nas Operações de Paz da ONU
CCOPAB – Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi representada no United Nations Training of Trainers (ToT), realizado de 20 a 31/10, no Swiss Armed Forces International Command (SWISSINT), em Stans, na Suíça. O curso foi conduzido pelo Integrated Training Service (ITS), órgão vinculado ao Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (Department of Peace Operations – DPO), sediado em Nova Iorque, e reuniu participantes de 16 países, entre eles Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Guatemala, Irlanda, Jordânia, Mongólia, Noruega, Portugal, Sérvia e Suíça.
O ToT é um curso especializado das Nações Unidas que tem como objetivo capacitar instrutores para conduzir, de forma eficaz, treinamentos pré-desdobramento e outras formações relacionadas às operações de paz. Durante as atividades, os participantes atuaram simultaneamente como discentes e docentes, desenvolvendo competências de ensino, aperfeiçoando técnicas de instrução e atualizando-se sobre conteúdos doutrinários essenciais.
Entre os principais referenciais do curso está o Core Pre-Deployment Training Materials (CPTM), conjunto de diretrizes e conteúdos elaborado pelas Nações Unidas para preparar militares, policiais e civis designados a missões de paz. O CPTM reúne os princípios, políticas e procedimentos fundamentais das operações, abordando temas como estrutura e mandato das missões, conduta, proteção de civis e respeito aos direitos humanos.
No âmbito da Força Aérea Brasileira, o CPTM é a base de formação dos militares que participam de missões individuais e daqueles que integram os esquadrões registrados no United Nations Peacekeeping Capability Readiness System (UNPCRS) — sistema da ONU responsável por organizar, avaliar e manter o registro das capacidades militares e policiais disponibilizadas pelos Estados-Membros para eventual emprego em operações de paz. O UNPCRS estabelece níveis graduais de prontidão, que vão do registro inicial (Nível 1) até o Rapid Deployment Level (RDL), de desdobramento rápido.
Atualmente, a FAB mantém três unidades aéreas registradas no UNPCRS, operando as aeronaves H-60 Black Hawk, C-105 Amazonas e A-29 Super Tucano e um pelotão de infantaria no Batalhão Conjunto de Infantaria de Paz. Essa participação demonstra o compromisso da Força não apenas com o envio de militares para missões individuais, mas também com a disponibilidade de meios aéreos para compor o componente aéreo das Operações de Paz das Nações Unidas.

De acordo com o Coronel Aviador André Cardoso Moura, Subcomandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e representante da FAB no curso, a presença de um militar brasileiro nessa capacitação está alinhada à política da Instituição de ampliar sua atuação no cenário internacional.
“A participação da Força Aérea nesse tipo de treinamento reforça o nosso compromisso em aperfeiçoar e qualificar continuamente o efetivo, inclusive os instrutores, para atuar da melhor forma possível nas Operações Internacionais. É uma forma de garantir que mantenhamos os mais elevados padrões da Força e a reputação que nossos veteranos construíram ao longo dos anos nas Missões de Paz das Nações Unidas”, destacou o oficial.
Fotos: CCOPAB




















