Su-35 da China intercepta P-8A australiano e lança sinalizadores; Camberra protesta

Ministério da Defesa australiano denuncia “interação insegura e não profissional” após incidente envolvendo aeronaves da China e Austrália no Mar do Sul da China.

(MSN) Um caça Su-35 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLA-AF) lançou sinalizadores nas proximidades de uma aeronave de patrulha marítima australiana P-8A Poseidon no dia 19 de outubro de 2025, em um episódio que o governo de Camberra classificou como uma “manobra insegura e não profissional”.

De acordo com comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Defesa australiano, a aeronave da Real Força Aérea Australiana (RAAF) realizava uma missão de vigilância marítima no Mar do Sul da China quando ocorreu a aproximação com o caça chinês.

“O governo australiano expressou suas preocupações ao governo chinês após uma interação insegura e não profissional com uma aeronave do Exército de Libertação Popular da Força Aérea (PLA-AF)”, afirma o comunicado.

Segundo a Defesa australiana, o Su-35 lançou sinalizadores próximos ao P-8A, “uma manobra que representou risco à segurança da aeronave e de seu pessoal”. Nenhum membro da Força de Defesa Australiana (ADF) ficou ferido e o avião não sofreu danos.

O ministério ressaltou ainda que as operações da ADF “são realizadas há décadas de acordo com o direito internacional, exercendo o direito à liberdade de navegação e sobrevoo em águas e espaço aéreo internacionais”.

Por outro lado, o Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação do Povo Chinês apresentou uma versão oposta do incidente. Em comunicado, o porta-voz coronel Li Jianjian afirmou que a aeronave australiana “invadiu ilegalmente o espaço aéreo territorial chinês sobre o arquipélago de Xisha Qundao (Ilhas Paracel)” sem autorização.

“O Comando do Teatro Sul organizou forças navais e aéreas para rastrear, monitorar e advertir a aeronave australiana, tomando contramedidas vigorosas conforme as leis e regulamentos”, declarou Li.

O episódio reacende as tensões entre China e Austrália em uma das regiões mais disputadas do planeta, onde Pequim reivindica soberania sobre vastas áreas marítimas contestadas por diversos países do Sudeste Asiático.

Fonte e imagens: X @ChinaMilBugle | Força Aérea Real Australiana X @AusAirForce

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter