Ministro da Defesa acompanha demonstração de operações ribeirinhas no Pará

Simulação integra a Operação Atlas e mostra ações das Forças Armadas na Amazônia

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhará uma demonstração de operações militares em ambiente ribeirinho, no dia 2 de outubro, na Praia de Outeiro, em Belém (PA). A atividade faz parte da Operação Atlas e envolve a participação de tropas, navios, veículos blindados e aeronaves da Marinha do Brasil. 

A Operação Atlas, coordenada pelo Ministério da Defesa, reúne Marinha, Exército e Aeronáutica em um esforço integrado para aprimorar a atuação das Forças Armadas no território amazônico, reforçando a presença militar contínua na região e assegurando a soberania nacional frente aos desafios de segurança.

Operações ribeirinhas são ações militares destinadas a manter o controle de regiões com rios ou lagos estratégicos, caracterizadas por extensa rede de hidrovias e limitações de acesso terrestre. A demonstração simulará o estabelecimento do controle do tráfego fluvial nas proximidades de Outeiro (PA), para conquista do litoral da praia de Brasília, a fim de garantir a livre navegação e impedir hipotéticas ações ilícitas na região.

Durante o evento, também haverá exposição de viaturas blindadas, bem como a demonstração de rapel a partir de aeronave. Todas as fases do exercício serão acompanhadas por narração em tempo real, para proporcionar maior compreensão ao público presente. 

Credenciamento: Os profissionais de imprensa interessados em participar devem se credenciar junto à Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa até às 14h do dia 30 de setembro.

Por questões de acomodação, será permitido o credenciamento de apenas dois profissionais por veículo de imprensa. Para o credenciamento, é necessário enviar um e-mail para ascom@defesa.gov.br, informando nome, número de identidade, função, veículo de comunicação e placa do carro.

Importante: No dia do evento, a imprensa credenciada será recepcionada no Terminal de Outeiro (Belém/PA), e transportada, em viatura, até o local do evento. A chegada dos jornalistas credenciados ao local de embarque deve ocorrer até às 14h

Serviço: Demonstração de operação ribeirinhas da Operação Atlas
Local: Praia de Brasília (Outeiro), Belém/PA
Data: 02/10/2025 – Horário: 15h10

Navio-Aeródromo “Atlântico” chega a Belém com militares e equipamentos para a Operação Atlas e a COP 30

Brasília (DF) – O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, atracou em Belém (PA) nesta quinta-feira (25). A mobilização integra o planejamento do Ministério da Defesa para a Operação Atlas e o apoio à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

Com 208 metros de comprimento – equivalente a um edifício de 40 andares – e cerca de 20 mil toneladas, o NAM “Atlântico” partiu do Rio de Janeiro em 13 de setembro, transportando 1.044 militares, dois cães e 700 toneladas de equipamentos das três Forças: Marinha, Exército e Força Aérea. Entre os materiais embarcados estão veículos blindados, helicópteros, armamentos e mísseis, empregados em ações estratégicas de defesa nacional.

Parte dos equipamentos será descarregada em Belém para apoio à COP 30, enquanto o restante será utilizado em treinamentos da Operação Atlas, na região da Foz do Rio Amazonas.

O NAM ‘Atlântico’ transportou 80 viaturas, sendo 49 viaturas do Exército, 20 da Marinha e 11 da Força Aérea. “Essa operação evidencia a capacidade das Forças Armadas de defender a soberania da Amazônia”, afirmou o comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra José Paulo Machado de Azeredo Junior.

A Operação Atlas é um exercício conjunto que visa aprimorar a atuação das Forças Armadas na região amazônica. A chegada do navio e o transporte de grande volume de pessoal e equipamentos reforçam a interoperabilidade entre as Forças e a capacidade de atuação em áreas de difícil acesso logístico.

Realizamos deslocamentos estratégicos para Belém e Manaus, demonstrando a capacidade das Forças Armadas de operar em ambientes com limitações logísticas, sem vias terrestres. Em novembro, estaremos integralmente dedicados à COP 30”, destacou o Contra-Almirante Antônio Braz de Souza, comandante da Força Naval Componente da Operação Atlas 2025.

Operação Atlas

A Operação Atlas é um exercício conjunto, coordenado pelo Ministério da Defesa, que reúne Marinha, Exército e Aeronáutica em um esforço integrado para aprimorar a atuação das Forças Armadas no território amazônico. O exercício, que ocorrerá no Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pará e Roraima, envolve o deslocamento estratégico de recursos humanos e materiais de diferentes regiões do País para a Amazônia, com o objetivo de fortalecer a capacidade militar de atuação em uma das áreas mais estratégicas do Brasil.


A atividade contempla o emprego de meios terrestres, aéreos e fluviais, com a realização de ações em diferentes cenários: nos rios, em terra firme, no mar e no espaço aéreo. O foco é ampliar a interoperabilidade entre as Forças, ou seja, a capacidade de atuarem de forma coordenada, além de testar os sistemas de Comando e Controle em um ambiente desafiador como a região amazônica.

A Operação Atlas representa uma otimização em relação a operações semelhantes anteriores. Está alinhada ao calendário regular de treinamentos do Ministério da Defesa e ao compromisso do Brasil com a proteção da Amazônia e a promoção da soberania nacional. 

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter