A Boeing Defense publicou um vídeo que destaca avanços recentes do programa T-7A Red Hawk, treinador avançado de nova geração desenvolvido para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). O material ressalta marcos operacionais e de produção, evidenciando a maturidade crescente do projeto.
Entre os pontos apresentados estão:
- o uso da simulação integrada Live, Virtual, Constructive (LVC), que conecta pilotos em treinamento com ambientes reais e virtuais de forma simultânea;
- a evolução da linha de produção do Red Hawk;
- e um teste de voo duplo, conduzido em paralelo nas instalações de Edwards AFB (Califórnia) e em St. Louis (Missouri).
A Boeing informou que a primeira aeronave será entregue ainda em 2025 à Joint Base San Antonio (JBSA), no Texas.
Substituto do T-38 Talon
O T-7A Red Hawk foi projetado para substituir o veterano Northrop T-38 Talon, em operação desde a década de 1960. Desenvolvido em parceria entre a Boeing e a sueca Saab, o programa busca oferecer um treinador que atenda às demandas contemporâneas de preparação de pilotos de caças de 5ª geração, como o F-35 Lightning II e o F-22 Raptor.
Com projeto digital desde a concepção, o Red Hawk adota métodos avançados de fabricação, integração de sistemas e testes, permitindo redução significativa de custos e prazos, além de maior flexibilidade no ciclo de modernização.



Confiança crescente da USAF
Um aspecto relevante é que oficiais que não são pilotos de teste já vêm realizando voos com o T-7A. Esse fator demonstra a confiança da USAF no estágio atual do programa e reforça a percepção de que a aeronave encontra-se em um nível elevado de maturidade operacional.
O Red Hawk, além de representar um salto tecnológico no treinamento de pilotos, consolida o emprego de projeto e manufatura digitais como modelo para futuros programas militares norte-americanos.





















