A EsIE diplomou e formou 67 Subtenentes e Primeiros-Sargentos do 1º Turno do Curso de Adjunto de Comando em setembro de 2025, em cerimônias que marcaram a conclusão da capacitação. O Curso de Adjunto de Comando capacita os militares para assessorar comandantes em assuntos de praças, planejar instruções, fortalecer liderança, valores e ética militares, e melhorar a gestão operacional
Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 4 e 5 de setembro de 2025, a Escola de Instrução Especializada (EsIE) promoveu as cerimônias de diplomação e formatura de cinquenta Subtenentes e dezessete Primeiros-Sargentos do Exército Brasileiro do 1º Turno do Curso de Adjunto de Comando (C Adj Cmdo).
O Curso de Adjunto de Comando foi criado em 2016 com o objetivo de habilitar Subtenentes e Primeiros-Sargentos para a função. O Adjunto de Comando é responsável por assessorar o Comandante da organização militar em questões relacionadas aos praças; bem como participar do planejamento e supervisão de instruções; agir como interlocutor das preocupações e das necessidades pessoais e profissionais dos praças; contribuir para o desenvolvimento e manutenção da liderança; e trabalhar para o desenvolvimento da liderança, valores, deveres e ética militares.
O Adjunto assessora o Estado-Maior e demais autoridades da organização em questões que dizem respeito aos subtenentes, sargentos, cabos e soldados, com foco no aperfeiçoamento contínuo da gestão e da operacionalidade.
No dia 4 de setembro, os militares foram diplomados durante a solenidade que contou com o descerramento da placa comemorativa da turma, marco simbólico que registra a conclusão do Curso e eterniza a memória da jornada de capacitação.
No dia seguinte, ocorreu a cerimônia de formatura marcando a conclusão da capacitação desses militares, que passam a integrar o quadro de Adjuntos de Comando em diversas organizações militares.
Segundo o Coronel Fedozzi, Comandante da EsIE, “a diplomação e a formatura deste curso representam o reconhecimento do esforço e da dedicação dos subtenentes e primeiros-sargentos.
Os novos adjuntos de comando estarão preparados para atuar como elo fundamental entre o comandante e a tropa, fortalecendo a liderança, a ética militar e o espírito de corpo em todas as organizações militares do Exército Brasileiro”, destaca.
A portaria que regula o Curso de Adjunto de Comando é a do DECEx / C Ex Nº 955, de 22 de maio de 2025. De acordo com o seu Art. 7º, “o curso é dividido em duas fases e com as seguintes especificações:
I – primeira fase: ministrada na modalidade de Educação a Distância – EAD, sob a coordenação da EsIE, e realizada na OM do aluno; e
II – segunda fase: ministrada na modalidade Presencial e realizada na EsIE. Parágrafo único. O curso terá a periodicidade de até dois cursos por ano (primeiro e segundo turno)”.
A formação de Adjuntos de Comando assegura ao Exército profissionais qualificados para reforçar a disciplina, a eficiência e a coesão das unidades, contribuindo diretamente para a integração entre oficiais e praças e para a valorização da carreira dos praças.





















