INPE completa 64 anos de desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil

INPE
08 Agosto 2025
Fotos Lucas Lacaz Ruiz Agência X13 Especial para DefesaNet

No dia 3 de agosto de 1961, foi criado o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), que deu origem ao INPE, instituição que atua nas áreas de observação da Terra, meteorologia e mudanças climáticas, engenharia espacial, ciências espaciais e atmosféricas.

Em 64 anos, o INPE se destacou pelas pesquisas sobre o Sol, o cosmos e o espaço próximo à Terra, além de estudos dos impactos das ações humanas no planeta, como eventos extremos associados à emergência climática. Seus sistemas de monitoramento, como o PRODES e o DETER, são fundamentais no combate ao desmatamento e degradação florestal na Amazônia e em outros biomas.

O INPE constrói satélites para a produção de dados sobre o planeta Terra e, ainda, desenvolve as pesquisas para transformar esses dados em conhecimento, produtos e serviços para a sociedade. O Instituto transfere tecnologia, fomentando a capacitação da indústria espacial brasileira e o desenvolvimento de um setor nacional de serviços especializados no campo espacial.

Dentre suas atividades, destaca-se o Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), que já lançou cinco satélites. O sexto satélite, o CBERS-6, previsto para 2028, trará inovações como o uso de radar SAR em banda X, enquanto o CBERS-5, programado para 2030, será o primeiro satélite geoestacionário meteorológico do país.

A Plataforma Multimissão (PMM), uma criação do INPE, foi utilizada pela primeira vez no satélite brasileiro Amazonia-1, lançado em 2021. A reprodução da PMM em futuras missões reduzirá prazos e custos, impulsionando novas aplicações no setor espacial brasileiro.

O Instituto é referência em ciência, tecnologia e inovação do Brasil, atuando para a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas, que se beneficiam do mapeamento de áreas suscetíveis às mudanças climáticas e do monitoramento do meio ambiente, entre outros diversificados produtos, serviços e pesquisas realizados pelo INPE.

Homenagens

Em comemoração aos 64 anos do INPE, a Camerata Joseense fez uma apresentação especial com a participação do solista Rodrigo de Oliveira, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Restrito a colaboradores, o evento foi no dia 4 de agosto, às 20 horas, na sede da instituição, em São José dos Campos (SP).

O concerto apresentará “As [incertas] Quatro Estações (Compostas pela Humanidade)”, obra descrita como uma experiência que reúne música e ciência, voltada à sensibilização pública sobre a crise climática.

No dia 7 de agosto, foi realizada uma solenidade para homenagear servidores que, em 2025, completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de trabalho dedicados ao INPE. Também está prevista uma homenagem aos servidores que se aposentaram em 2024. O evento contou com a presença de autoridades locais e nacionais, representantes da indústria espacial e de instituições públicas e privadas de ciência e tecnologia.

Nota DefesaNet
Clique nas imagens para expanmdir

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter