Vídeo da Al-Qaeda lembra os 10 anos dos ataques de 11/9

A rede terrorista Al-Qaeda divulgou um vídeo com uma mensagem do novo líder da organização, Egyptian Ayman al-Zawahiri, para lembrar dos dez anos dos ataques de 11/9 aos Estados Unidos, além de saudar a Primavera Árabe, como ficou conhecido o movimento que provocou revoltas em países no norte da África e no Oriente Médio, de acordo com a agência Reuters.

O site Monitoring Service, que monitora mensagens jihadistas, traz uma declaração em áudio de al-Zawahiri, que disse esperar que os protestos que derrubaram os líderes do Egito, Líbia e Tunísia estabeleçam o verdadeiro Islã. O vídeo, com uma hora de duração, traz imagens supostamente inéditas de Osama bin Laden, morto pelos americanos em maio.

O vídeo, intitulado "O amanhecer de uma vitória iminente", mostra Bin Laden fazendo uma ameaça aos Estados Unidos, advertindo que o país cairia como "escravo" diante das grandes corporações. Apesar disso, não há na mensagem nenhuma ameaça específica, de acordo com o site.

A Al-Qaeda, que pediu a derrubada violenta dos governos seculares do mundo árabe, perdeu considerável relevância como resultado da insurgência política no Oriente Médio e a África do Norte.

Antes dos eventos no domingo nos Estados Unidos para comemorar o 10º aniversário dos ataques de 11 de setembro, autoridades alertaram para uma ameaça específica, "crível" mas não-confirmada aos norte-americanos, notavelmente em Nova York e Washington.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter