Mensagem do Ministro Patriota à Secretária de Estado dos Estados Unidos

Senhora Secretária e cara amiga, Hillary Clinton,

Ao completarem-se dez anos dos atentados terroristas ao território dos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, transmito a solidariedade do Brasil ao Governo e ao povo norte-americanos, assim como às famílias das mais de 3 mil vítimas daquela horrível tragédia. É com grande pesar que recordamos a perda de inúmeras vidas inocentes, inclusive de cidadãos brasileiros, causadas por brutais e injustificáveis atos de violência.

Como se recorda, na sequência dos acontecimentos do 11 de setembro, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou a Resolução 1368(2001). Foi a primeira de várias que caracterizaram o atentado aos EUA como verdadeira ameaça à paz e à segurança internacionais.

Desde então, ficou claro que o flagelo do terrorismo exige formas inovadoras de coordenação entre as nações. Assim, a comunidade internacional desenvolveu estratégias globais para combater e prevenir o problema do terrorismo, que incluem, entre outros, o combate a suas causas, o fortalecimento das capacidades nacionais de prevenção e o respeito aos direitos humanos.  O Brasil, que sempre condenou e condena com veemência todas as formas de terrorismo, reafirma sua determinação, em estrito respeito ao Direito Internacional, de somar-se a esses esforços globais e  ajudar a construir uma ordem internacional mais justa.

Dessa forma estaremos contribuindo de modo significativo para a construção de uma paz duradoura, a qual requer um sistema de segurança efetivamente coletivo e a promoção do desenvolvimento sustentável  para todos.
 
Antonio de Aguiar Patriota
Ministro das Relações Exteriores do Brasil

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter