27 Julho 2007
12 :15 Horas
Notícias
Arquivo Notícias
Boletíns
Editoriais
Revista Virtual
SOF História
Artigos
Documentos
Links
Fotos
Vídeos
Eventos
Busca Arquivo
  Defesa@Net
A Empresa
Equipe
 

Embraer
Defesanet 27 Julho 2007
Embraer 26 Julho 2007

PRIMEIRO JATO EXECUTIVO PHENOM 100
REALIZA VÔO INAUGURAL
O novíssimo jato very light da Embraer
realiza primeiro vôo com sucesso
(inclui video - texto em inglês)


São José dos Campos, 26 de julho de 2007 – O Phenom 100, nova referência criada pela Embraer para o segmento de jatos muito leves (very light jets, em inglês) realizou hoje seu
primeiro vôo. A aeronave nº. de série 99801 decolou exatamente às 10h55, quando o Comandante Antonio Bragança Silva comunicou a rotação da aeronave.

“Este é mais um marco importante para a Embraer e um momento muito especial e gratificante para toda a equipe da Empresa. Ver nosso novo pássaro recém-nascido alçar vôo é altamente gratificante e cumprimento todos os empregados da Embraer por este feito”, afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Quando anunciamos o lançamento dos jatos Phenom, pouco mais de dois anos atrás, enfatizamos perante a comunidade da aviação executiva nosso compromisso de atuarmos neste segmento de mercado de forma permanente. O primeiro vôo do Phenom 100 confirma esse compromisso e representa mais um passo na estratégia da Embraer de oferecer a nossos clientes uma linha de produtos que atenda todo este mercado.”

Ao deixarem a aeronave, os pilotos de teste, Comandante Antonio Bragança Silva e Comandante Eduardo Alves Menini, além do engenheiro de vôo de ensaio, Marcelo Toledo Basile, manifestaram sua satisfação com o primeiro vôo. “Nosso vôo inaugural foi um sucesso. Todas as manobras e ensaios foram executados como previsto”, disse o Comdte. Bragança. “Ficamos muito impressionados com o desempenho e características de vôo do Phenom 100 e com o conforto e ergonomia excepcionais da cabine de pilotagem.”

O PP-XPH voou durante 1 hora e 36 minutos, quando foram realizadas diversas manobras para verificar as características de vôo da aeronave e o funcionamento dos sistemas. Enquanto isso, no solo, integrantes de todas as equipes de engenharia envolvidas no programa Phenom 100 analisavam dados do vôo e apoiavam a tripulação a bordo do jato.

Os dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F do Phenom 100, com 1.615 libras de tração cada um, funcionaram perfeitamente durante todo o vôo.

O vôo inaugural foi precedido por uma série de testes em solo. Os resultados confirmaram o excelente funcionamento do Phenom 100 durante os testes de vibração em solo, controle de vôo, taxi em alta e baixa velocidade, assim como a funcionalidade e integração de sistemas.

Um programa completo de ensaios, incluindo testes estáticos e de fadiga, será realizado após o primeiro vôo, visando a certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil, seguida da certificação pela Federal Aviation Agency (FAA) nos Estados Unidos, antes de entrar em serviço em meados de 2008. A certificação da EASA será concedida no
primeiro semestre de 2009.

O Phenom 100 foi lançado em maio de 2005, como o melhor jato executivo da categoria very light. O corte da primeira peça do Phenom 100 acorreu em maio de 2006, utilizando-se um modelo digital da aeronave desenvolvido com o software de engenharia CATIA V5.

A fabricação de grandes segmentos do Phenom 100 foi realizada na Unidade Botucatu da Embraer. Uma vez produzidas, a fuselagem e as asas foram transferidas para as instalações da Empresa, em São José dos Campos. Em 16 de junho passado, o jato deixou o hangar de montagem (rollout em inglês), marcando a conclusão da montagem final. Em 21 de junho, alguns dias após o rollout, o Phenom 100 foi apresentado nas cores da Embraer pela primeira vez.

Sobre os Jatos Phenom

Os jatos Phenom 100 e Phenom 300 são os melhores da sua classe. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desses jatos. Ambas as aeronaves oferecerão aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável e relaxante é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em suas respectivas classes. Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo dianteiro e comunicação via satélite.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo das duas novas aeronaves
permitirão a operação por apenas um piloto. Empregando a experiência em projeto e engenharia da Embraer, os jatos Phenom 100 e Phenom 300 serão construídos para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, ambos os jatos oferecerão um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado de hoje. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois Primary Flight Displays (Monitores Primários de Vôo, PFDs em inglês) e um Multi-Function Display (Monitor de Função Múltipla, MFD). O sistema integra todas as informações primárias sobre vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta da tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

O Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros na configuração executiva típica (club seat configuration). O amplo compartimento de bagagem, com capacidade total de 1,56 metros cúbicos (55 pés cúbicos), é suficientemente espaçoso para acomodar as malas e equipamentos de golfe e esqui.

O jato será equipado com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canada, com 1.615 libras de empuxo cada. Com quatro ocupantes a bordo e velocidade máxima de Mach 0,70, o alcance do Phenom 100 será de 1.160 milhas náuticas (2.148 km), com reservas NBAA IFR, 35 min e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 1.320 milhas náuticas (2.445 km) com
reservas VFR, 45 min. O avião é projetado para decolar em pistas curtas e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Nova York a Miami; Paris a Atenas; São Paulo a Buenos Aires; e de Taipei a Tóquio a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O Phenom 100 tem preço de US$ 2,98 milhões (configuração básica, sem opcionais) para certificação pelo FAA nas condições econômicas de janeiro de 2005, e deverá entrar em serviço em meados de 2008.

O Phenom 300 transportará até nove ocupantes. O amplo compartimento de bagagem de 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) acomodará malas e equipamentos de golfe e esqui.

O jato será equipado com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com velocidade máxima de Mach 0,78 e seis ocupantes a bordo, será de 1.800 milhas náuticas (3.334 km), incluindo reservas NBAA IFR e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Los Angeles a Atlanta; Londres a Moscou; São Paulo a Santiago; e de Bancoc a Xangai a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.

O Phenom 300 deverá entrar em serviço em meados de 2009 e tem preço de US$ 6,65 milhões (configuração básica, sem opcionais), nas condições econômicas de janeiro de 2005 para certificação FAA.


   
   
   
   
   
   
   
   
 
   
  Primeiro Phenom 100 decola
em São José dos Campos
   
 
 
  Phenom 100 realiza primeiro
vôo com sucesso
 
   
   
   
   

 

© 2006 Defesa@Net™- Direitos Reservados