Milicia armada atacam comboio da oposição diante de Congresso da Venezuela

Um grupo de milicianos armados atacou um comboio de veículos que transportava políticos da oposição da Venezuela ao Congresso nesta quarta-feira, apoiando esforços recentes de aliados do ditador Nicolás Maduro para impedir o líder opositor Juan Guaidó de comandar o Parlamento.

Uma multidão de homens atacou os carros com cones de trânsito e pés de cabra e quebrou a janela de um dos carros, de acordo com um vídeo gravado por um membro da oposição de dentro do veículo. Depois o comboio se afastou às pressas, seguido por vários indivíduos em motocicletas.

O porta-voz de Guaidó disse que quatro líderes opositores estavam nos veículos, incluindo Carlos Berrizbeitia, segundo vice-presidente de Guaidó no Congresso. Ninguém ficou ferido.

No dia 5 de janeiro, tropas impediram Guaidó de entrar no Congresso e o Partido Socialista declarou o parlamentar aliado Luis Parra como chefe do Legislativo, permitindo que Maduro assumisse o controle de uma das instituições venezuelanas fora de seu alcance.
 

No mesmo dia, parlamentares opositores reelegeram Guaidó para um segundo mandato como chefe da Assembleia Nacional em um plenário separado, e mais tarde ele voltou ao Palácio Legislativo para presidir uma sessão. Guaidó rotulou Parra, que desertou da oposição depois de se envolver em um escândalo de corrupção em dezembro, como “um traidor.”

Guaidó realizará a sessão parlamentar agendada para esta quarta-feira em El Hatillo, um subúrbio de Caracas, informou a Assembleia Nacional em sua conta de Twitter.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter