Forças Armadas apoiam ação de agentes de fiscalização ambiental durante Operação Verde Brasil 2

Tenente Felipe Bueno

Em áreas remotas da Amazônia Legal, os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica apoiam as atividades de órgãos de fiscalização ambiental e segurança pública durante a Operação Verde Brasil 2.

Nos Estados de Acre, Amazonas e Rondônia, o Comando Conjunto Príncipe da Beira coordena as ações e, nessa terça-feira (02), os militares atuaram com agentes do IBAMA, da Polícia Federal, do ICMbio e da Força Nacional, além dos órgãos estaduais de Rondônia: Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental.

As madeireiras da região foram fiscalizadas e houve patrulha motorizada terrestre, fluvial e aeromóvel, inspeção naval e postos de bloqueio e controle de estradas.

As ações do Príncipe da Beira resultaram na apreensão de embarcações, veículos, equipamentos, armamentos, munição e 12,25 quilos de pasta base de cocaína. Quase R$ 4 milhões foram aplicados em multas.

O Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea intensificou as ações de conscientização da população do Pará quanto a temas ambientais. Em Marabá, a atividade é coordenada pelo 52º Batalhão de Infantaria de Selva.

Na malha fluvial paraense, as embarcações da Marinha prosseguem as inspeções navais em diversas localidades. Também foram cumpridas ações de patrulha motorizada, apoio logístico a órgãos civis e reconhecimento terrestre. Nas últimas horas, 21 embarcações foram revistadas no âmbito do 4º Distrito Naval.

Em Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço escolta o transporte de madeira apreendida em apoio ao IBAMA. Através de Organizações Militares do Exército, o Comando também estabeleceu postos de bloqueio e controle de estradas, além da realização de patrulha terrestre e reconhecimento aéreo em parceria com agentes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso e da Força Nacional. Mais de 50 veículos foram vistoriados pelo Comando.

Resultados

Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram inspeção naval em 1,3 mil embarcações, das quais 91 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, vistoriaram quase 3 mil veículos, retendo 63 desses por irregularidades. Mais de 7,8 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foram confiscados. Até o momento, quase R$ 24 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA).

Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter