Operação Verde Brasil 2 também coíbe crimes não ambientais

Tenente Felipe Bueno

A Operação Verde Brasil 2 tem como objetivo prevenir e reprimir delitos ambientais direcionados ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio na Amazônia Legal. Todavia, as ações desempenhadas por militares da Marinha, do Exército e Aeronáutica, em parceria com agências e órgãos de segurança e fiscalização, também coíbem crimes não afetos a ilícitos ambientais.

O Comando Conjunto Barão de Melgaço divulgou, nessa quarta-feira (20), que durante a vistoria de veículos realizada em diversas localidades do Mato Grosso junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidos 323 metros cúbicos de madeira, 10 veículos e mais de 120 kg de maconha. Esta semana, o Comando havia divulgado a apreensão de 206 kg de pasta base de cocaína. Em outras frentes, o efetivo militar apoiou agentes de órgãos de segurança pública e fiscalização, como do IBAMA e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA).

Após apreender equipamentos, armamentos e munição ilegal, o Comando Conjunto Príncipe da Beira mantém ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais em três Estados da Amazônia Legal. No Amazonas, o 9º Distrito Naval intensificou a inspeção fluvial para coibir o transporte de madeira ilegal. As equipes de inspeção naval também atuam no Estado de Rondônia.

O Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea, por meio da Capitania dos Postos da Amazônia Oriental, realizou inspeções em vias fluviais. Também no Pará, foram registrados focos de incêndio e os 51º, 52º e 53º Batalhões de Infantaria de Selva, de Altamira, Marabá e Itaituba, respectivamente, prestaram apoio logístico ao IBAMA.

Para a Operação Verde Brasil 2, o Ministério da Defesa disponibilizou 3.815 militares, 110 viaturas, 20 embarcações e 12 aeronaves.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil, ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF).

Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter