Thales apresenta nova solução para proteger zonas sensíveis do uso mal-intencionado de drones

O tráfego de drones no espaço aéreo civil aumentou significativamente nos últimos anos. Como existe sempre a possibilidade de que essas aeronaves não tripuladas possam ser usadas de maneira mal-intencionada, medidas eficazes devem estar disponíveis para proteger os cidadãos e a infraestrutura crítica.

Para lidar com a crescente ameaça do uso mal-intencionado de drones, a Thales desenvolveu uma solução exclusiva, totalmente integrada, para drones.

Tal solução foi projetada para detectar, identificar, rastrear e neutralizar drones que estejam voando no espaço aéreo civil para proteger zonas sensíveis, tais como aeroportos, arenas esportivas, infraestrutura crítica e eventos de grande porte em áreas urbanas.

O radar holográfico Gamekeeper, o único radar no mercado a fornecer cobertura de vigilância do espaço aéreo em 360°, identifica e rastreia todos os tipos de plataformas aéreas que voam em baixa altitude e a uma velocidade média em um raio de 7 km.

Complementando o radar, sensores de raios infravermelhos e radiofrequência refinam o desempenho de identificação e classificação de ameaças do sistema, usando sofisticadas técnicas de fusão de dados em tempo real para determinar o tipo exato de aeronave não tripulada envolvida.

A solução EagleSHIELD oferece aos operadores uma visão clara e simplificada da situação para proteger o espaço aéreo em tempo real e fornece aos serviços de segurança e forças armadas uma visão abrangente e coesa do espaço aéreo.

Totalmente integradas a esses recursos de vigilância, diversas contramedidas para o uso de drones estão disponíveis e fornecem uma resposta proporcional à ameaça, dependendo do contexto operacional.

Quando há uma confirmação de ameaça eminente, a Thales pode incorporar uma variedade de soluções técnicas, incluindo, por exemplo, interferência de sinal eletromagnético, interceptação por frota de drones e artifícios de energia dirigida, para neutralizar drones não autorizados.

Nos últimos sete anos, a Thales investiu bastante nestas quatro principais tecnologias digitais: inteligência artificial, Big Data, conectividade e segurança cibernética.

Atualmente, a empresa está aproveitando esses investimentos para levar aos cidadãos os benefícios dos drones comerciais ao mesmo tempo em que combate as ameaças associadas ao uso mal-intencionado de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo civil.

"A solução EagleSHIELD da Thales ajuda os clientes a lidar de forma eficiente com as incursões feitas por drones em ambientes complexos em torno de infraestrutura crítica e zona sensíveis, para que possam avaliar a situação e tomar as melhores decisões em questão de segundos". Thomas Got, Vice-Presidente de Proteção Integrada do Espaço Aéreo da Thales.

A Thales é uma líder global em tecnologia que está moldando hoje o mundo de amanhã. O Grupo fornece soluções, produtos e serviços a clientes nos mercados aeronáutico, espacial, transporte, segurança e identidade digital e defesa. Com 80 mil colaboradores em 68 países, a Thales teve um faturamento de €19 bilhões em 2018 (em base proforma, incluindo a Gemalto).

A Thales está investindo principalmente em inovações digitais — conectividade, Big Data, inteligência artificial e segurança cibernética — tecnologias que apoiam empresas, organizações e governos em seus momentos decisivos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter