Drone Skyways da Airbus testa primeiras entregas do mundo da costa à embarcação

A Airbus começou, em Singapura, testes de abastecimento de embarcações a partir da costa com seu drone de entregas Skyways. Essa é a primeira vez em que a tecnologia de drones foi usada em condições portuárias reais para entregar à embarcações ancoradas em funcionamento uma série de itens essenciais marítimos pequenos e urgentes.

O primeiro voo de entrega da costa à embarcação foi feito para o “M/V Pacific Centurion”, um navio de reboque e manuseio de âncoras da Swire Pacific Offshore, a 1,5 km da costa do Píer Marina South de Singapura, carregando 1,5 kg de bens de consumo feitos com impressora 3D.

Após aterrissar com segurança no deque do navio e depositar sua carga para o comandante, o veículo aéreo não tripulado Skyways rapidamente retornou à sua base.

O voo inteiro foi realizado dentro de dez minutos. Os testes estão sendo feitos em parceria com a Wilhelmsen Ships Services, umas das empresas líderes mundiais no setor de logística marítima e serviços portuários.

Durante os testes, o drone Skyways da Airbus irá decolar do píer com uma capacidade de carga de 4kg e irá navegar de forma autônoma por “corredores aéreos” pré-determinados até embarcações ancoradas em até 3km distante da costa.

Leo Jeoh, líder do Skyways da Airbus, demonstrou sua satisfação: “Estamos muito animados em lançar o primeiro teste desse tipo no mundo marítimo. As conquistas de hoje são resultado de meses de preparação intensa de nossa equipe dedicada e também da forte colaboração com nosso parceiro, conforme navegamos por uma nova área da indústria marítima.”

“Também estamos felizes em dar um passo à frente para a Airbus na empreitada de mobilidade urbana aérea, enquanto continuamos a explorar e a buscar uma compreensão melhor do que é necessário para voar com segurança e confiabilidade veículos aéreos autônomos”, acrescentou.

“A agora comprovada operação ininterrupta de entrega de drones da costa à embarcação, em um dos portos mais movimentados do mundo, prova que o trabalho duro, o investimento e a fé que nós, e também nossos parceiros, depositamos no projeto Agency by Air ao longo dos últimos dois anos não foram em vão”, afirma Marius Johansen, Vice Presidente Comercial da agência de navios Wilhelmsen Ships Services.

“Entrega de peças essenciais, suprimentos médicos e cash to master por meio de escaleres é parte consolidada de nosso portfólio de serviços de manutenção, que oferecemos todos os dias em portos ao redor do mundo.

Tecnologias modernas, como os sistemas de aeronaves não tripuladas, são apenas uma nova ferramenta, ainda que uma ferramenta muito legal, com a qual podemos levar a indústria sempre para frente e melhorar como atendemos nossos clientes”, acrescenta.

O uso de sistemas de aeronaves não tripuladas na indústria marítima abre espaço para uma possível ampliação do portfólio de serviços de agência de navios, acelerando entregas em até seis vezes, reduzindo os custos de entrega em até 90%, reduzindo o impacto ambiental e diminuindo significativamente o risco de acidentes relacionados a entregas por escaleres.

A Airbus e a Wilhelmsen Ships Services assinaram um acordo em junho de 2018 para liderar o desenvolvimento de um sistema de aeronave não tripulada fim-a-fim para entregas seguras da costa a embarcações.

A colaboração une a ampla expertise da Airbus em soluções aeronáuticas de decolagem vertical e a riqueza de experiência da Wilhelmsen no serviço de agência de navios. Uma plataforma de aterrissagem e centro de controle foram instalados no Píer Marina South em novembro de 2018, por meio da facilitação da Autoridade Marítima e Portuária de Singapura.

A agência marítima também designou ancoragens para embarcações ancorarem distantes do píer para os testes, enquanto a Autoridade de Aviação Civil de Singapura trabalhou com a Airbus e a Wilhelmsen para garantir a segurança dos testes.

O Skyways é um projeto experimental destinado a estabelecer redes de transporte multimodais ininterruptas em cidades inteligentes. Por meio do Skyways, a Airbus pretende desenvolver uma solução de infraestrutura aérea não tripulada e se dedicar à sustentabilidade e à eficiência de aeronaves não tripuladas em grandes ambientes urbanos e marítimos.

Após demonstrar sua habilidade em entregar cargas de maneira segura e confiável para embarcações ancoradas próximas à costa de Singapura, o Skyways começará em breve uma fase de testes para entregar pacotes de maneira autônoma em ambientes urbanos, na Universidade Nacional de Singapura.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter