Sistema marítimo Heron de aeronave remotamente pilotada (SARP) da IAI e Airbus completa com êxito 200 horas de voo

A Israel Aerospace Industries (IAI), em parceria com a Airbus DS Airborne Solutions, subsidiária da Airbus DS, completou com sucesso 200 horas de voo com os sistemas marítimos Heron de aeronave remotamente pilotada como parte das missões da patrulha marítima e guarda costeira em Creta, na Grécia. O Heron sobrevoou o espaço aéreo civil europeu sob código civil.

Voando para a FRONTEX (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas), o Heron marítimo executou uma série de voos equipado com uma carga eletroóptica para visão diurna e noturna, um radar marítimo fabricado pela IAI e um receptor automático de identificação. Cada missão durou em média 14 horas.

A plataforma de vigilância Heron 1 utilizou um link direto ao voar na linha de visada (LOS), passando então a um link de satélite ao voar além da linha de visada (BLOS) para transmitir informação em tempo real para vários usuários. A FRONTEX selecionou a IAI e a Airbus para um contrato que inclui a operação de SARP em missões diárias de segurança e da guarda costeira, manutenção e outras incumbências.

A IAI e a Airbus fornecerão o serviço para tarefas pré-planejadas, assim como para tarefas específicas. O contrato atual cobre 600 horas de voo e pode ser estendido a um acordo de longo prazo. Atendendo a clientes ao redor do mundo, o SARP marítimo Heron integra a conhecida linha Heron, que acumula mais de 300 mil horas de voo em missões noturnas e diurnas sob todas as condições atmosféricas.

O Heron pode voar 24 horas em configuração operacional completa. Carrega versáteis cargas dedicadas, a fim de propiciar informações de inteligência claras em tempo real para os comandantes e equipes de embarcações marítimas.

Sendo o único SARP controlado diretamente pelo sistema de comando de um navio desde 2010, o Heron marítimo está em serviço na Marinha de Israel e é um instrumento chave de patrulha, executando com sucesso tarefas de reconhecimento e segurança por muitos anos.

Avi Bleser, vice-presidente de marketing da Divisão MALAT da IAI, declarou: “O contrato com a FRONTEX e a colaboração com a Airbus nos traz imensa satisfação. Sobrevoar o espaço aéreo europeu é um marco para a IAI. O Heron completou com sucesso todas as missões e ultrapassou as expectativas, provando que pode voar rotas civis sem problemas. Acreditamos que esse seja um avanço significativo para a IAI em outros mercados comerciais para o SARP Heron”.

Thomas Wehrhahn, CEO da Airbus DS Airborne Solutions (ADAS), declarou: “Este contrato de vigilância marítima de longa duração traz um novo marco na nossa capacidade de estender nossos bem-sucedidos serviços de operações militares não tripuladas a acionistas civis como a FRONTEX e também a outras agências europeias. Além disso, o contrato demonstra nossa capacidade de selecionar as ferramentas e colaborações certas para que nossas equipes proporcionem o melhor serviço possível a nossos clientes europeus”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter