IAI apresenta novo recurso antissubmarino para sistemas de aeronaves remotamente pilotadas

A Israel Aerospace Industries (IAI) está atualizando os recursos de seus sistemas de aeronave remotamente pilotada (SARP). Os novos recursos atendem à necessidade decorrente da descontinuação do jato tripulado de rastreamento do mar “Shahaf” pela Marinha de Israel e do crescente uso dos SARP Heron da IAI para missões de patrulha marítima, que geraram a necessidade de recursos antissubmarino lançados diretamente do SARP.

O SARP marítimo, que leva uma gama de cargas dedicadas, agora tem duas novas cargas para detecção de submarinos: o detector acústico Sonobuoy e o detector magnético MAD.
 
O inovador Sonobuoy é um pequeno flutuador sonar de peso leve lançado do SARP com um paraquedas. Uma parte do Sonobuoy submerge e outra parte permanece acima da água emitindo e recebendo sinais acústicos em alto-mar. Os dados captados são transmitidos em tempo real ao posto de controle do SARP. O MAD é um dispositivo acoplado no SARP que detecta e alerta para a presença de submarinos por meio da identificação de mudanças no fluxo magnético (detecção de objetos de metal).

Ambos os detectores se complementam: o Sonobuoy é utilizado para efetuar buscas em áreas amplas, ao passo que o MAD é empregado para verificar se o objeto é um submarino, incluindo sua localização atualizada. O SARP carrega vários Sonobuoys, que lança com precisão ao mar sempre que se suspeita da presença de um submarino.
 
O uso dos recursos antissubmarino integrados ao SARP oferece vantagens significativas, como tempo mais longo (doze horas no ar), transmissão reversa do sonar por várias horas, operadores baseados em terra que podem monitorar a situação durante muitos turnos e — o que é mais importante — sem risco à vida humana.
 
Shaul Shahar, vice-presidente executivo da IAI e gerente geral do Grupo de Aeronaves Militares,disse: “O SARP marítimo Heron provou sua eficácia para a Marinha israelense e outros clientes também. O acréscimo de recursos antissubmarino expande o escopo operacional do SARP e abre novos mercados para a IAI.

Sendo um núcleo de tecnologias avançadas, a IAI tem entusiasmo e orgulho de tornar-se a primeira a oferecer uma solução desse tipo. Em uma era de crescentes ameaças de submarinos, a utilização desses sistemas vai melhorar a segurança das nações nos mares, inclusive em sua economia relacionada ao mar e seus portos”.
 
A IAI Ltd. é a maior empresa aeroespacial e de defesa de Israel, líder em tecnologia e inovação reconhecida mundialmente, especializada no desenvolvimento e manufatura de sistemas de ponta para ar, espaço, mar e terra, além de segurança doméstica e cibernética.

Desde 1953, a empresa vem fornecendo soluções de tecnologia avançada para governos e usuários comerciais no mundo inteiro, incluindo: satélites, mísseis, sistemas de armamento e munições, sistemas robóticos e não tripulados, radares, C4ISR e outros. A IAI também desenvolve e produz jatos empresariais e aeroestruturas, presta serviços de revisão e manutenção de aeronaves comerciais, e adapta aeronaves de passageiros para configurações de reabastecimento e carga.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter