MB – Aeronaves Remotamente Pilotadas são usadas em voo de reconhecimento

No dia 25 de agosto, o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea realizou um voo de reconhecimento não tripulado no Parque Olímpico na Barra da Tijuca, em prol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.

Para cumprir a missão, foi utilizada uma das duas Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), modelo FT-100, produzidas pela FT Sistemas de São José dos Campos (SP), adquiridas pelo Corpo de Fuzileiros Navais neste ano.

Estavam presentes na operação o Comandante da Unidade, os militares do pelotão ARP, que executaram o voo, e os técnicos da empresa paulista.

FT-100

O FT100 é um vant de propulsão elétrica, podendo ser lançado com a mão. Com envergadura de 2,7 metros, comprimento de 1,9 metros e pesando em torno de oito quilos, a aeronave não tripulada tem aplicação trial, podendo atender missões militares, de governo e também em projetos privados.

Além da Olimpíada, o FT100 é um dos equipamentos estratégicos empregados no monitoramento de fronteiras e busca de alvos, dentro do projeto Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) e já é exportado para países do continente africano.

Para o diretor-presidente da FT Sistemas, Nei Brasil, essa parceria junto às Forças Armadas Brasileiras credencia a empresa a atuar nos mercados interno e externo. Ele também ressalta o orgulho da empresa em integrar um evento dessa dimensão.

“É motivo de muito orgulho podermos equipar nossas Forças Armadas e colaborar com nosso país para a realização de projetos de tamanha envergadura como os Jogos Olímpicos ou mesmo o Sisfron. Demonstra que o investimento em inovação é uma alternativa viável para o Brasil e, nesse caso, nos dá a possibilidade de mostramos ao mundo nosso estágio de desenvolvimento como Nação”, conclui Brasil.
 
Sobre a FT Sistemas

A FT Sistemas foi fundada em 2005 com a premissa de desenvolver VANTs Táticos Leves para o Brasil e para o mundo, diretamente da sede da aviação nacional, em São José dos Campos.

Com foco no mercado civil e militar, a FT tem posição estratégica para o estabelecimento de programas de desenvolvimento tecnológico no país, já tendo participado dos principais programas e projetos brasileiros de Aeronaves Remotamente Pilotadas capitaneados pelo Ministério de Defesa.

A empresa vem investindo no desenvolvimento de sistemas críticos de navegação e controle, e, em novos produtos e soluções. Para isso, conta com uma equipe de profissionais vindos das mais importantes entidades de formação de pessoal técnico no ramo aeronáutico e de sistemas, como: Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA, USP-São Carlos, PUC-RS e Instituto Militar de Engenharia-IME.

Com atuação de destaque nacional na área de Aeronaves Remotamente Pilotadas, foi homologada pelo Ministério da Defesa como uma Empresa Estratégica de Defesa-EED, através da Portaria no 3.228/2013 MD, transformando-se, portanto, na empresa nacional fornecedora destes equipamentos para as Forças Armadas.

Artigos relacionados:

FT Sistemas – MB adquire SARP FT-100 [Link]

FT Sistemas – VANTs apoiam as Forças Armadas na segurança dos Jogos Olímpicos [Link]

O FT-100 voará nos Jogos Olímpicos operado pelas Forças Armadas [Link]

Para mais informações, visite www.ftsistemas.com.br

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter