COBERTURA ESPECIAL - Vant - Tecnologia

14 de Julho, 2016 - 16:20 ( Brasília )

DRONES - SAE BRASIL anuncia Projeto Helidesign

Competição será voltada a alunos e professores do ensino profissional técnico de nível médio e terá por foco a inteligência de bordo



São Paulo – Lastreada no conhecimento e experiência acumulados ao longo de mais de duas décadas de trajetórias bem-sucedidas dos seus programas estudantis Baja SAE, Fórmula SAE e, em particular, AeroDesign; e contando com o precioso apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior), a SAE BRASIL lança o Projeto Helidesign, nova iniciativa educacional desta feita voltada a alunos e professores do ensino profissional técnico de nível médio.

O Projeto Helidesign tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da Competição, segundo requisitos detalhados no Regulamento da Competição.

O drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em Regulamento e de valor acessível às equipes concorrentes. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.

Em sua primeira edição, que cumprirá a função de “projeto piloto”, o Projeto Helidesign será desenvolvido nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e abrangerá todos os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, no total de 10 instituições, fornecendo ensinamentos e subsídios para a expansão geográfica em plano nacional, desejada para futuras edições.

A competição - evento final de três dias de duração - deverá ter lugar na cidade de Itajubá, MG, no primeiro semestre de cada ano. A primeira edição da Competição Helidesign está programada para ocorrer no primeiro semestre de 2017.

O Projeto prevê ainda um programa de treinamento e capacitação voltado a professores orientadores das equipes concorrentes, estruturado de maneira modular, com ênfase nos elementos de missão definidos para a Competição, a ocorrer no segundo semestre de 2016.

Do seu antecessor e inspirador AeroDesign, o Projeto Helidesign fará uso de conceito similar, da mesma organização e processos, da mesma equipe técnica, diferindo no foco tecnológico (sistemas inteligentes de bordo, em contraposição a estruturas e aerodinâmica) e no público alvo (estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, em contraposição a estudantes engenharia).

“O conhecimento e experiência acumulados em mais de duas décadas de realização de competições estudantis da SAE BRASIL serão utilizados na formulação e realização do Projeto Helidesign, constituindo-se em garantia do sucesso da nova iniciativa, em benefício de alunos e professores do ensino profissional de nível médio”, declarou Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.