Equipe de Aero Design Leviatã, do ITA, participa do SAE Aero Design East nos EUA

Julio Ottoboni


A equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico Aeroespacial (ITA) de São José dos Campos (SP), participa da competição internacional SAE Aero Design East em Fort Worth (EUA), a partir do dia 6 de março, sendo a única representante nacional no evento.

A SAE Aero Design East é voltada aos estudantes de Engenharia – Graduação e Pós-Graduação –, e segundo seus organizadores, propõe um desafio de engenharia por meio de exercício que simula uma situação real na qual cada equipe tem de construir uma aeronave que seja capaz de lançar em pleno voo, em altura determinada, um pacote humanitário em um alvo estabelecido pela organização da prova.

A edição 2016 da SAE Aero Design East tem 75 times inscritos de todo o mundo. A equipe do ITA tem histórico de bons resultados na disputa, como o vice-campeonato em 2002, 4º lugar em 2004, 5º lugar em 2010 e 3º lugar em 2011.

Para participar da competição internacional a equipe Leviatã- ITA conta oom a Fundação Ezute, organização que atua em Engenharia de Sistemas, como um de seus patrocinadores.

O grupo vai apresentar na SAE Aero Design East dois modelos de aviões rádio controlados que foram concebidos, projetados, documentados e construídos pela equipe de 12 estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Aeroespacial do ITA. Os aviões têm 440 cm de envergadura e são feitos com materiais como madeira balsa, espuma de PVC Divinycell® e fibra de carbono. Cada avião tem um motor à combustão (modelo R46CR, fabricado pela Novarossi®), e uma câmera e sistema de transmissão de imagens em tempo real a fim de auxiliar a ejeção das cargas.

A equipe Leviatã conquistou a vaga para competir na SAE Aero Design East quando foi a grande campeã, em 2015, da classe Advanced na SAE Brasil Aero Design, realizada em São José dos Campos. A competição tem três categorias: Micro, Regular e Advanced.

A Leviatã será a única equipe brasileira na categoria mais avançada da SAE Aero Design East. "Vamos buscar neste ano conquistar o campeonato mundial e, quanto ao nacional, manter nossa colocação na classe Advanced e conquistar a classe Regular com nosso grupo estreante. Dessa forma, colocaríamos o ITA como referência mundial na construção de aeronaves de pequeno porte e reforçaríamos a importância do país no setor aeroespacial”, diz Rafael Prado, membro da equipe de Aero Design do ITA – Leviatã.

“Apoiamos iniciativas que se dedicam a projetos complexos e à inovação. Temos que estimular esse segmento no Brasil. Estamos orgulhosos por contribuir para que esses meninos brilhem lá fora e mostrem que nosso país, apesar das dificuldades que está vivendo, tem gente qualificada e pronta para aprimorá-lo”, afirma Tarcísio Takashi Muta, presidente da Fundação Ezute.

Assista ao vídeo do voo do Leviatã:

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter