COBERTURA ESPECIAL - Vant - Aviação

05 de Novembro, 2015 - 10:00 ( Brasília )

IAI apresenta o UAS Front Engine Panther

A israelense IAI e a Hankuk Carbon da Coreia do Sul apresentam o UAS Front Engine Panther

A Hankuk Carbon (HC) da Coreia do Sul e a Israel Aerospace Industries (IAI) apresentaram o Front Engine Panther (FE Panther) na Seoul International Aerospace & Defense Exhibition – ADEX 2015, ocorrida em Outubro.
 
O Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) de categoria tática VTOL, de 67 quilos, é o mais recente modelo da série Panther da IAI. O FE-Panther é constituído de materiais compostos e sub-sistemas providos pela Hankuk Carbon com um sistema de propulsão híbrida a gasolina-eletricidade, diferente do Panther exclusivamente elétrico apresentado em 2010.
 
O sistema de propulsão híbrida aumenta a resistência e capacidade do UAS à medida que proporciona duas fontes de energia, otimizadas para decolagem/pouso vertical e condições de cruzeiro. Para atender às diferentes necessidades de clientes em potencial, as duas empresas também estão desenvolvendo outro sistema de propulsão híbrida a gasolina-eletricidade, em um projeto financiado pela Korea-Israel Industrial R&D Foundation. Além disso, a HC e a IAI consideram a possibilidade de divulgar o FE-Panther junto a entidades governamentais da Coreia do Sul.
 
A apresentação do FE-Panther na ADEX inclui um memorando  de entendimento (Memorandum of Understanding - MoU) sobre um estudo de viabilidade ao qual as duas empresas vêm se dedicando para estudar o conceito de um VTOL UAS adequado aos requisitos da Coreia do Sul.
 
Ofer Haruvi, CTO da Divisão de Aeronaves Militares da IAI, afirmou: “A IAI está entusiasmada por trabalhar com a Hanckuk Carbon para promover suas tecnologias. A colaboração com a empresa é uma oportunidade real de desenvolver novos recursos e buscar novas oportunidades de negócios. Essa colaboração será benéfica para as autoridades militares e civis da República da Coreia do Sul."

Moon-Soo Cho, CEO da Hankuk Carbon, declarou:"Estou muito animado por desenvolver esse VTOL UAV em parceria com a IAI. Ele será personalizado para atender às necessidades locais, que requerem a independência do uso de pistas de pouso e decolagem no relevo montanhoso da Coreia.

Além disso, o sistema combinará os avançados materiais compostos da Hankuk Carbon com as tecnologias da IAI. Para desenvolver e produzir esse VTOL UAV para uso civil e militar na Coreia, as duas empresas vêm trabalhando em outro projeto conjunto de sistema híbrido de propulsão. Essa parceria estratégica trará grande contribuição para a política de economia criativa do governo da Coreia.”
 
Israel Aerospace Industries

A IAI Ltd. é a maior empresa aeroespacial e de defesa de Israel, líder em tecnologia e inovação reconhecida mundialmente, especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de ponta para ar, espaço, mar e terra, além de segurança doméstica e cibernética. Desde 1953, a empresa vem fornecendo soluções de tecnologia avançada para governos e usuários comerciais no mundo inteiro, incluindo: satélites, mísseis, sistemas de armamento e munições, sistemas robóticos e não tripulados, radares, C4ISR e outros.  A IAI também desenvolve e produz jatos empresariais e aeroestruturas, presta serviços de revisão e manutenção de aeronaves comerciais, e adapta aeronaves de passageiros para configurações de reabastecimento e carga.

Hankuk Carbon

A Hankuk Carbon tem um papel de pioneira e líder no ramo de compostos na Coreia, produzindo pré-impregnados de carbono e vidro desde 1984. Dando continuidade ao desenvolvimento de materiais compostos como filmes adesivos, “honeycomb” e papel vítreo, a empresa expandiu seu marketing. Além disso, a Hankuk Carbon expandiu sua área de atuação para a produção de partes compostas, incluindo papel vítreo para pisos, painéis de isolamento térmico LNG, painéis “sanduíche” e substratos eletrônicos. A Hankuk Carbon, um provedor global de material composto, ajuda seus clientes no ramo Aerospacial e de Defesa, especialmente no caso de sistemas aéreos não tripulados, liderando a inovação nos compostos. A empresa espera pavimentar a estrada para o futuro para seus clientes.