COBERTURA ESPECIAL - Vant - Aviação

25 de Abril, 2014 - 11:40 ( Brasília )

Portugal: VANT da Marinha falha e cai em viagem inaugural

Acidente ocorreu na cerimônia que oficializava a entrega do veículo à Marinha, com a presença do ministro da Defesa do país; equipamento será usado na fiscalização de pescas, segurança marítima e em missões de busca e salvamento

O novo VANT da Marinha portuguesa, o AR4 Light Ray, falhou em sua viagem inaugural, na última quarta-feira, e afundou no Rio Tejo logo após a decolagem, de acordo com o jornal Público. A aeronave conseguiu manter-se apenas dois segundos no ar. 

O vídeo do acidente foi publicado na internet e visto mais de 300 mil vezes em poucas horas.

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, participava da cerimônia que oficializaria a entrega do primeiro veículo aéreo não tripulado da empresa Tekever à Marinha de Portugal, na Base Naval de Lisboa.

"Isto significa que é sempre necessário investir muito no treino para que na hora certa as missões não falhem", declarou o ministro.

Segundo a corporação, o erro, de natureza humana, foi causado por um fuzileiro, que não pôde evitar que o elevador de decolagem da aeronave batesse em sua estrutura, provocando a queda.

Uma segunda tentativa de decolagem foi realizada, e, dessa vez, tudo aconteceu como previsto.

O equipamento será usado na fiscalização de pescas, segurança marítima, no combate à poluição, e em missões de busca e salvamento.