COBERTURA ESPECIAL - UNODC - Naval

08 de Fevereiro, 2017 - 09:50 ( Brasília )

CCOPAB contribui na preparação de militares da MB que irão ao Líbano


O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), por meio de uma Equipe Móvel de Treinamento, contribuiu no preparo da tripulação da Fragata União, da Marinha do Brasil, que fará parte da Força-Tarefa Marítima (FTM) da United Nations Force in Lebanon (UNIFIL) a partir de março, em substituição à Fragata Liberal, no Líbano.

Composta por dois militares do Exército Brasileiro e outros dois da Marinha do Brasil, todos integrantes do CCOPAB, a Equipe Móvel de Treinamento ministrou, dos dias 29 de janeiro a 03 de fevereiro, a bordo da Fragata União, instruções de Pre-deployment Training Materials (CPTM), englobando assuntos pertinentes à missão que a tripulação irá desempenhar no Oriente Médio como: princípios de operações de paz da ONU, leis internacionais relevantes, direitos humanos, respeito à diversidade, entre outros.

A Fragata União iniciou o deslocamento de Niterói, RJ, para o Líbano no dia 29 de janeiro com os militares do CCOPAB a bordo, que desembarcaram em Natal, RN, ao final da atividade de instrução.

Força-Tarefa Marítima da UNIFIL

Atualmente, a Força-Tarefa Marítima da UNIFIL é comandada pelo Contra-Almirante brasileiro Claudio Henrique Mello de Almeida e tem como Navio Capitânia a Fragata Liberal, da Marinha do Brasil. A FTM desempenha operações de interdição marítima a fim de evitar a entrada de armamento ilegal naquele país e ainda contribui para o treinamento das Forças Armadas Libanesas.