Foto do Dia – Hollande e o Indigenismo

O presidente da República da França recebeu na data de 29 de Novembro de 2012 o cacique Raoni Txukarramae e o chefe da tribo Kaiapó.

Uma foto que não precisa de explicações.

O leitor FPL enviou a pergunta: "Será que eles já estão cabalando votos para chegar à ONU?".

Para mais informações sobre este movimento Geopolítico acompanhe as colunas do Cel Gelio Fregapani publicadas no DefesaNet. Abaixo indicamos duas:

Comentário Gelio Fregapani – Segurança pública, Burocracia ou traição? Corrida do ouro na Amazônia Link


Comentário Gelio Fregapani – A Crise adiada; Ambientalismo e indianismo e Cenários mundiais Link

Mais os texto sobre a portaria 303, como o Cel Hiram

TOA – PORTARIA Nº 303 – Salvaguardas institucionais às terras indígenas Link

 

Presidente francês recebe líder indígena


France Presse – 29/11/2012

Paris – O presidente francês, François Hollande, recebeu nesta quinta-feira (29/11) no Palácio do Eliseu o líder indígena brasileiro Raoni Metuktire, defensor da Amazônia. Raoni estava acompanhado por Gert-Peter Bruch, presidente da associação "Planète Amazone", e por Nicolas Hulot, presidente da Fundação pela Natureza e pelo Homem.

O cacique declarou-se feliz com o encontro e agradeceu ao “apoio de Hollande, dos franceses, da Europa e do Mundo". O presidente francês elogiou a "trajetória pessoal e o corajoso compromisso em favor da
preservação do meio ambiente", indicou a Presidência francesa em um comunicado.

Hollande "lembrou a mobilização da França em favor da preservação das grandes florestas primárias e da proteção dos povos autóctones que vivem nelas, na Amazônia e em todo o mundo".

Também recordou a "ação realizada pela França a fim de favorecer o desenvolvimento sustentável da zona amazônica da Guiana francesa". O presidente francês, que participou da conferência Rio+20 em junho passado, reiterou “a importância da aplicação de suas conclusões” e de uma "participação dos povos autóctones nos debates e negociações que dizem respeito ao seu futuro".

Raoni, de 82 anos, viaja pela Europa como parte de uma campanha de sensibilização para a preservação da floresta amazônica e de respeito às populações que vivem na região.

Ele também visitará Alemanha, Suíça e Holanda para apoiar a campanha "Emergência Amazônia", organizada pela "Planète Amazone" com o apoio da Fundação Nicolas Hulot para a Natureza e para o Homem e da ONG Amazon Watch.

"No momento em que tendemos a nos aferrar aos próprios interesses locais, nacionais ou regionais, Raoni nos lembra que o que está em jogo são interesses universais, que as mudanças climáticas, o desmatamento, a perda da biodiversidade vão afetar toda a Humanidade", declarou Hulot, conhecido ativista ambiental francês.

Segundo Hulot, o impacto dos projetos agrícolas e de mineração franceses na floresta amazônica foi evocado durante a reunião no Eliseu, assim como a represa de Belo Monte, no rio Xingu.

Raoni se opõe a este projeto, que tem a participação do grupo francês Alstom. De acordo com Hulot, François Hollande "defenderá a causa de Raoni, dos povos indígenas e da floresta amazônica" com a presidente Dilma Rousseff, que deve fazer uma visita de Estado à França no dia 11 de dezembro.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter