COBERTURA ESPECIAL - TOA - Geopolítica

30 de Março, 2012 - 14:12 ( Brasília )

Brasil envia helicópteros para o resgate de dez reféns das FARC

Aeronaves vão hoje ao norte do AM; operação deve ser na segunda

ISABEL FLECK

Os helicópteros e militares brasileiros que ajudarão no resgate de dez reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) partem hoje de Manaus para São Gabriel da Cachoeira, norte de Amazonas, de onde seguem para a operação na Colômbia.

A expectativa é que o resgate seja realizado na segunda-feira, de acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, um dos responsáveis pela operação.

Segundo as Farc, os dez reféns -quatro militares e seis policiais- são os últimos em seu poder.

Serão usados na ação dois helicópteros Cougar do Exército brasileiro, que têm capacidade para até 24 pessoas cada um -mas devem voar com menos passageiros por questões de segurança.

O governo brasileiro também enviará à Colômbia um avião cargueiro médio com peças de reposição dos helicópteros e equipe de mecânicos. No total, mais de 20 militares foram destacados.

Em São Gabriel da Cachoeira, os helicópteros brasileiros serão caracterizados com emblemas da Cruz Vermelha.

O cronograma inicial prevê que os dois helicópteros e o avião cheguem no domingo a Villavicencio, a 75 km de Bogotá. Nesta cidade, aguardarão o sinal verde das Farc para a operação, por meio da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz, da ex-senadora Piedad Córdoba.

O acordo prevê que o local exato do resgate só seja divulgado horas antes. A maioria dos reféns está em poder das Farc há mais de dez anos.



Outras coberturas especiais


US

US

Última atualização 22 NOV, 10:40

MAIS LIDAS

TOA