COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

28 de Janeiro, 2020 - 10:25 ( Brasília )

Reforço de tropas e chegada de meios logísticos na fronteira do Brasil com a Colômbia, na Selva Amazônica


No dia 25 de janeiro, após nove dias navegando pelos rios Solimões e Japurá, o Ferry Boat Ten Cohen, da 16ª Base Logística (16ª Ba Log), chegou ao 3º Pelotão Especial de Fronteira (3º PEF), Vila Bittencourt, localizado às margens do rio Japurá, fronteira com a Colômbia, transportando tropas e meios para a manutenção da sustentação logística do PEF.

No contexto operacional da missão, um Destacamento Operacional de Selva (DOS) do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS), reforçado pelo 34º Pelotão de Polícia do Exército (34º Pel PE), foi posicionado, por tempo indeterminado, no encontro dos rios Puruê e Japurá, desdobrando um Posto de Bloqueio e Controle Fluvial (PBCFlu), com a missão de evitar tráfico de drogas nas calhas desses rios.

No contexto logístico, a operação tem por objetivo o transporte de insumos e a manutenção de materiais e equipamentos do 3º PEF, permitindo a sustentação logística do pelotão pelos próximos três meses. Assim, a tripulação do Fery Boat realizará o ressuprimento de materiais de Classe I, III, VI e IX, além de prover a manutenção de embarcações e viaturas.

Destaca-se o aprimoramento do transporte de combustíveis, antes realizado em plotters plásticos de 1.000 litros, e agora realizado por tanques de aço com capacidade para 5.000 litros, diminuindo o risco de acidentes.

A combinação da logística e operações, além de maximizar a eficiência dos recursos públicos empregados, aumenta a vigilância da fronteira norte. Coíbe, ainda, o trânsito de entorpecentes, a extração ilegal de minérios, combate os ilícitos transfronteiriços e garante a soberania brasileira nos rios da Amazônia Ocidental.



Fotos:1º Sgt Renato - 16ª Ba Log


Outras coberturas especiais


Fuzileiros Navais

Fuzileiros Navais

Última atualização 18 FEV, 20:00

MAIS LIDAS

TOA