Operação Puretê I – combate crimes transfronteiriços e ambientais na Selva Amazônica

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva realizou, no período entre 17 e 24 de dezembro, a Operação Puretê I, na faixa de fronteira, com enfoque no combate a crimes transfronteiriços e ambientais na região do rio Içá e rio Puretê, no Amazonas.

A operação de coordenação e cooperação com as agências teve a participação do IBAMA e da Polícia Federal.

Foram infiltrados agentes do IBAMA e da Polícia Federal, com dois destacamentos de Operações na Selva (DOS), do Comando de Fronteira Solimões/ 8º Batalhão de Infantaria de Selva, por meio do helicóptero HM- 4 (Caracal), do 4º Batalhão de Aviação do Exército, na região do rio Içá e rio Puretê.

Além disso, foram infiltrados, por meio do modal aéreo, dois botes pneumáticos da 3ª Companhia de Forças Especiais. Os botes, com as EPG do 2º PEF, foram utilizados no patrulhamento de toda calha no rio Puretê e parte do rio Içá.

A operação reforçou a presença do Exército, com a participação de outras agências, nos locais mais longínquos do território nacional, combatendo os diversos crimes transfronteiriços e ambientais. Houve, também, um recrudescimento na operacionalidade da Brigada, utilizando diversos meios de infiltração no ambiente operacional de selva.

Fotos: 16ª Bda Inf Sl

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter