Comando Militar da Amazônia recebe comitiva do Curso de Sociologia Militar da FGV do Rio de Janeiro e São Paulo

O Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu, nos dias 24 e 25 de julho, a comitiva de estudantes do curso de pós-graduação em Sociologia da Profissão Militar da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de janeiro (RJ) e São Paulo (SP), integrando o projeto Conheça o Seu Exército, que desta vez abrangeu as organizações militares desse Comando Militar de Área.

A comitiva contou com 20 estudantes, dois professores do curso e uma técnica em audiovisual do Centro de pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). Os 22 participantes do projeto tiveram a oportunidade de conhecer melhor a Força Terrestre na Região Norte do país.

Em Manaus, a recepção da comitiva ocorreu no 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv), local em que os estudantes assistiram à formatura da unidade e uma demonstração operacional das atividades de uma tropa especializada em combate na Selva Amazônica.

 

No período da tarde o grupo visitou o Quartel General do CMA e pôde conhecer as atividades nas áreas de logística, administrativa e operacional, desenvolvidos nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Para os integrantes da comitiva esse tipo de interação é imprescindível, pois é a oportunidade da sociedade conhecer um pouco melhor a instituição, assim declarou a doutora em Antropologia Social Silva Monneart Barbosa, integrante da comitiva. “É importante que os estudantes conheçam pessoalmente como é a ação do Exército Brasileiro em áreas que não são do nosso cotidiano como a Amazônia”, declarou a professora.

A aluna do curso Fernanda da Costa Amaral reforçou a declaração da professora após comentar sobre a importância de conhecer in loco e com mais detalhes as atividades da Força Terrestre.

“Sem dúvida alguma retornaremos à sala de aula com outros olhos, pois agora conhecemos de perto a atuação do Exército diante da sociedade”, disse. Para encerrar à visitação, a comitiva conferiu o trabalho realizado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), onde o grupo assistiu a uma palestra sobre como são formados os combatentes de Guerra na Selva, e na continuidade conheceram o Zoológico do CIGS, local que se destaca na conservação de espécies amazônicas na educação ambiental e pesquisas científicas.

 

Fotos: Sgt Helcio, Sgt Ferreira / Centro de Comunicação Social do Exército

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter