Fiscalizações em Operação interagências Ajuricaba IV resulta em apreensões e prisão de suspeitos

No período de 29 de abril a 3 de maio de 2019, o Comando de Fronteira Rondônia e 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) participou da Operação Ajuricaba IV em sua área de responsabilidade, ocupando Bases de Combate em União Bandeirantes e em Nova Dimensão, ambas em Rondônia.

Com o apoio da Polícia Ambiental, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), realizou patrulhas e vasculhamentos nas Terras Indígenas Karipuna e Igarapé Lage.

Nas ações, dois suspeitos foram detidos por invasão de Terra Indígena, porte ilegal de arma de fogo e associação com a extração ilegal de madeira. Com eles foram apreendidos uma moto, armamento e munições de variados calibres, além da quantia de dinheiro em espécie.

Outra ação realizada foi a de fiscalização de madeireiras no Distrito de União Bandeirantes, onde foram apreendidos 947 m³ de madeira em tora e 299 m³ de madeira serrada, com multa de mais de 400 mil reais.

Também foram realizados postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE) no eixo da BR-429. Nessas ações em Costa Marques (RO), quatro pessoas foram detidas e também foram apreendidos veículos, armas de caça, pistola e munições.

Em meio às operações, o 6º BIS realizou uma ação cívico-social (ACISO) no Distrito de União Bandeirantes no dia 1º de maio. Foram realizados 37 atendimentos médicos, 24 atendimentos odontológicos, 32 exames laboratoriais (HIV, Hep B, Hep C e malária), além de palestras de saúde bucal para 150 crianças beneficiadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter